O retorno dos eventos presenciais do agro, propiciando o aumento das relações olho no olho com o público-chave, trouxe um grande desafio para as empresas de agronegócio: como unir o marketing digital, intensificado durante o auge da pandemia, com as iniciativas presenciais, que voltaram a ter força no nosso agro?
A resposta para essa pergunta é a chave para o sucesso do planejamento de marketing e comunicação de uma empresa de agronegócio.
Não necessariamente um marketing precisa ser a continuidade do outro, mas, de uma forma sólida, eles precisam ter a mesma linguagem.
Essa é, aliás, a primeira dica do Capella. Aposte no Omnichannel.
Como funciona o Omnichannel no Agronegócio?
O Omnichannel pode ser definido, em poucas palavras, como uma estratégia que tem como objetivo principal melhorar e intensificar a experiência do cliente. Mas, como? Vou explicar.
Imagine uma empresa de agronegócio que tem um site, um aplicativo, uma força de vendas e também desenvolve marketing em agrorevendas. Seria muito confuso para o cliente se a força de vendas e o site tivessem um discurso diferente, ou se o aplicativo não estivesse alinhado com a estratégia direcionada para a agrorevenda, certo?
O Omnichannel ajuda a empresa de agronegócio a ter um discurso único e adaptável a cada um dos canais, respeitando as características dos mesmos.
É como se o cliente encontrasse uma informação no site e conseguisse obter um complemento de conteúdo no aplicativo e, ainda, fosse impactado de forma surpreendente na agrorevenda, dentro de uma mesma estratégia, dentro de um mesmo contexto.
Desta forma, um canal funciona de suporte para o outro, como uma grande engrenagem, que tem um sólido objetivo, seja ampliar as vendas, reforço de imagem ou ampliar a credibilidade.
Um exemplo de Omnichannel na prática
Vamos a um exemplo de Omnichannel que ocorreu na Agrishow 2022. Tive a oportunidade de participar desse excelente evento, que costumo definir como o Réveillon do Agronegócio.
Lá, intensifiquei uma ação para valorizar e fortalecer o nosso agronegócio. É a campanha “Força Agro”, que teve início nas minhas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e ganhou força dentro da Agrishow, com a entrega de camisetas e com o desafio Força Agro (os participantes mostraram o “muque” e fizeram referência à força do agronegócio, que move o Brasil).
O resultado? Diversas fotos foram publicadas nas redes sociais, impactando muitos consumidores finais, que passaram a se identificar mais com o nosso agronegócio.
Observem que o objetivo inicial da campanha “Força Agro” nas redes sociais foi mantido nas ações realizadas durante a Agrishow 2022, como forma de intensificar a importância do agronegócio para o desenvolvimento do Brasil, ou seja, a força do agro.
Por fim, algumas dicas certeiras
Você quer colocar o Omnichannel em prática? Então, atente-se a essas dicas:
- Faça uma lista de todos os seus canais disponíveis (site, aplicativo, redes sociais etc.);
- Defina um objetivo comum para todos esses canais (ampliar as vendas, reforço de imagem ou ampliar a credibilidade etc.);
- Defina estratégias para todos esses canais, com foco no objetivo. Cada canal terá ações específicas, mas com o mesmo propósito;
- Estabeleça métricas para mensurar os resultados.
Espero que você tenha gostado desse artigo e até o próximo texto! Vamos juntos, com a força do agro!
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br).
Para saber mais sobre estratégias de marketing no agronegócio, confira nosso material exclusivo sobre plataformas digitais e de e-commerce no agro!
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.