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Dicas incríveis de marketing digital no agronegócio

Estratégias de marketing digital no agronegócio
Na dúvida sobre como impactar mais pessoas com suas estratégias digitais? O colunista Rodrigo Capella mostra quais etapas são importantes para construir um bom planejamento de marketing no agronegócio. Confira!

Minha primeira experiência impactante com marketing digital no agronegócio foi justamente em uma Agrishow. A caminho deste extraordinário evento, comecei a refletir sobre a possibilidade de criar um programa de entrevistas para o meu perfil no LinkedIn. Fiquei animado com a ideia, mas faltava um nome. Ao ver a placa Via Anhanguera, logo veio a pergunta: por que não chamar o programa de Via Capella?

Bingo! Agradou em cheio. O próximo passo seria a gravação de entrevistas na Agrishow, onde, por conta do sol, comecei a usar o chapéu. Na sequência, os vídeos foram postados no LinkedIn e o engajamento foi ocorrendo, naturalmente.

Ah! Como é bom lembrar desse momento.

O aprendizado com a criação do Via Capella foi intenso, e não parei mais. Outras iniciativas vieram depois, como o lançamento do site Marketing no Agronegócio, com a publicação de vídeos, artigos, ebooks gratuitos, infográficos etc.

O site Marketing no Agronegócio ampliou a troca de mensagens e experiências com produtores rurais, cooperativas e empresas de agronegócio. Expandi de forma contundente o meu conhecimento sobre agronegócio e pude compartilhar dicas e orientações com o objetivo de ajudar a fortalecer esse importante segmento. 

As etapas do marketing digital no agronegócio

As duas experiências (Via Capella e site Marketing no Agronegócio) me ajudaram a entender, por exemplo, que o marketing no agronegócio ocorre em etapas, como se fosse uma engrenagem, na qual uma etapa depende da outra e assim sucessivamente.  

A primeira etapa chama-se Visibilidade e engloba a exposição estratégica em canais tradicionais e digitais. Um planejamento deve ser bem elaborado nesse início, uma vez que todo cuidado é pouco. Qualquer passo errado poderá comprometer todo o marketing de um produtor rural, cooperativa e empresa de agronegócio. 

Neste aspecto, quanto mais impactante a visibilidade (V), mais significativa será a exposição (E) da marca, produto ou serviço, conforme apresenta o gráfico abaixo, levando em conta valores aleatórios, mas muito representativos para a discussão inserida nesse artigo.

 etapas de marketing digital no agronegócio

Após a visibilidade, a segunda etapa chama-se Credibilidade e está amplamente associada a reputação, na mesma linha de visibilidade e exposição.  

Aqui é necessário pontuar que a credibilidade é uma conquista dentro do marketing digital de produto, marca ou serviço. Por isso, mais uma vez, ressalto que o marketing construtivo é feito em etapas.

A hora do interesse

A terceira etapa é o Interesse.

Depois de fomentar a visibilidade e a credibilidade, os esforços se concentrarão em despertar o interesse do público-alvo, definido anteriormente no planejamento de marketing.  

Conhecer as características e hábitos (persona) é um ponto de partida fundamental para a concretização desta etapa. 

Por fim, vem o desejo

A última etapa do marketing no agronegócio é o Desejo e a venda propriamente dita.  

Serviços como assessoria de imprensa e produção de conteúdo para redes sociais são grandes aliados para alcançar essa última etapa.  

Mas lembre-se: tudo se inicia com a visibilidade muito bem construída. O marketing sólido desde o início é fundamental para se ter êxito na divulgação de um serviço, produto ou marca.  

A divulgação pela divulgação não levará a lugar nenhum. A divulgação certeira, via Visibilidade (V), Credibilidade (C), Interesse (I) e Desejo (D), será extremamente eficiente, conforme podemos observar no gráfico abaixo.

Etapas do marketing digital no agronegócio

Espero que você tenha gostado desse conteúdo sobre marketing digital no agronegócio. Até o próximo texto, com mais dicas e orientações. Vamos, juntos, fortalecer o nosso agronegócio. 

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br).

Quer receber mais dicas para aumentar a rentabilidade da sua empresa no agronegócio? Confira o material exclusivo da Agrishow sobre como investir em feiras de negócios e potencializar o resultado do seu empreendimento!

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