Como estará o agronegócio em 2025? As expectativas são boas? O agronegócio terá um bom ano?

Tenho ouvido essas perguntas com frequência, seja durante uma palestra, seja durante uma reunião de marketing e comunicação.

Para respondê-las, costumo analisar três aspectos: econômicos, produtivos e globais.

Em relação aos pontos econômicos, é necessário destacar que, segundo o IPEA, o Brasil deve crescer cerca de 2,4% em 2025.

Logo de início, trata-se de um indicativo importante.

Quais os aspectos produtivos?

Há nesse campo três questões a serem consideradas: tecnologia, pecuária e agricultura.

Na tecnologia, destaque para o melhoramento genético, que impulsiona o combate a pragas e doenças, e também auxilia na mitigação ao estresse hídrico.

Na pecuária, observa-se que frango e suíno têm impactado positivamente o mercado de proteína animal.

Para completar, os grãos colocam, junto com a pecuária, o Brasil em outro patamar.

E a agenda global?

Pautas relacionadas ao ESG (ambiental, social e governança) estarão ainda mais em evidência, o que é bom para o agronegócio brasileiro, uma vez que os produtores rurais têm a sua essência ligada à preservação dos recursos naturais.

A governança já está sendo impulsionada pela tecnologia, aplicada a agricultura de precisão e pecuária de precisão.

O que precisamos melhorar é o “S” do ESG, o Social, criando diálogos ainda mais estreitos com a sociedade. O bom é que o agro tem ciência disso.

Para concluir

A tendência é que o agro tenha um ano forte em 2025, com incremento produtivo e com os produtores rurais ainda mais preparados para superar os desafios diários.

Temos uma crescente sucessão familiar, que, somada aos conhecimentos dos atuais proprietários, contribuirá para o nosso agro atingir patamares ainda mais consistentes.

Que venha 2025! Que venha ainda mais força para o nosso agro!

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal