Vindo de Puebla, no centro-sul do México, já era consumido há mais de 10.000 anos!
O abacate, mesmo depois de maduro mantém uma casca verde escura e nodosa, textura interna amanteigada na cor verde claro e sabor fresco e suave.
Como fruta, pode ser classificada como uma baga e além do seu alto valor nutricional, é um ingrediente popular na culinária, como pasta, em saladas, smoothies e sobremesas.
Quais os benefícios do abacate para a saúde?
Um grande aliado no combate à doenças, o abacate também ajuda no controle do estresse e do envelhecimento precoce.
Confira a seguir os principais benefícios do abacate:
- Proteção para os olhos;
- Melhora de doenças inflamatórias;
- Contribui com o controle do colesterol;
- Prevenção do envelhecimento precoce;
- Ajuda no controle da pressão arterial;
- Contribui para prevenção e tratamento de alguns tipos de câncer;
- Colabora com o controle do estresse.
Produção do abacate e apoio ao meio ambiente
O abacateiro pode ser plantado por mudas ou enxertia. Se as condições ambientais não forem favoráveis, existe a possibilidade de as árvores crescerem, mas não produzirem frutos. A combinação de diferentes árvores frutíferas, consorciadas, é bastante comum, cultivando abacate no mesmo campo com mangueiras, frutas cítricas, palmeiras e até oliveiras. O abacateiro é uma cultura fácil de manejar, com necessidades não muito altas de adubação e proteção da lavoura. Assim, o cultivo orgânico é uma solução possível e viável.
“Abacate é vida saudável, tanto pra quem produz, quanto pra quem consome”, destaca a produtora de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, Kamila Barbosa.
“O abacate foi escolhido por minha família, devido a sua facilidade em consorciar com outras culturas, colaborando também com o meio ambiente, trazendo para perto de nós várias diversidade de aves e outros animais. Enriquece o solo com matéria orgânica e microorganismos. Mas o mais importante, são os inúmeros benefícios que a fruta trás para nós e nossos clientes, consumidores”, completa.
Gostou desse material? Aproveite para ler o último conteúdo da série “Pé de Quê?”, sobre flores comestíveis!
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata
Fonte: Wikifarmer