Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Ecologicamente correto: descubra mais sobre o bambu, a planta do futuro!

Article-Ecologicamente correto: descubra mais sobre o bambu, a planta do futuro!

bambu.jpg
No novo post da série “Pé de Quê?”, Andressa Biata fala sobre as origens do Bambu, suas variadas formas de uso e compartilha o relato de uma arquieteta, que divide o ponto de vista sustentável do manejo de bambu. Confira!

Originário da Ásia, surgiu entre 65 e 136 milhões de anos atrás, ao mesmo tempo que outras gramíneas e plantas com flores.

Existem aproximadamente 1300 espécies de bambu. Pode ser utilizado das mais variadas formas, como em acessórios, utensílios, instrumentos musicais, na indústria em construções, móveis, papel, produção de álcool, celulose e seu broto ainda nos serve de alimento, tudo se aproveita!

Bambu_alimento bambu alimentação

Quais são os benefícios do Bambu?

Diferentemente dos outros artigos da série "Pé de Quê?", hoje não vamos falar de benefícios para nossa saúde, mas sim a saúde do meio ambiente!

bambu

O Bambu é um ótimo elemento para a natureza, principalmente evitando o desmatamento, colaborando com a absorção de gases da atmosfera, apoiando no controle de temperatura e sendo uma planta altamente renovável. Confira a seguir:

  • Absorve CO2 da atmosfera
  • Resistente, flexível e leve
  • Isolante térmico
  • Libera mais oxigênio do que outras plantas
  • Cresce rápido e é facilmente renovável
  • Evita desmatamento de florestas nativas
  • Nada de defensivos químicos
  • Baixo custo de produção
  • Broto altamente nutritivo

Bambu

Possibilidades de manejo do Bambu

Para nos contar um pouco mais desta incrível cultura, convidei a arquiteta Marcia Benedetti, de São Bernardo do Campo, São Paulo. Ela se apaixonou pela cultura do bambu, após quase 20 anos de trabalho com madeira e hoje seu trabalho é exemplo de sustentabilidade, com seus 3 pilares bem sólidos, econômico, social e ambiental.

bambu

“Para minha surpresa, não funcionava da mesma forma, eu comprar o bambu cortado e manufaturar, daí veio o interesse pelo manejo, pelo tratamento, pelas mudas, e junto, uma incrível mudança de planos, de vida e da maneira de ser ver o mundo”, conta Márcia. 

“Estamos inseridos em uma enorme área de Mata Atlântica, Área de Preservação Permanente, Área de Manancial e em uma comunidade isolada por Balsa, na Represa Billings em São Paulo. Em nosso entorno temos 4 aldeias em reservas indígenas e o desafio de criar uma identidade local para a população dali. O bambu é o material mais democrático, renovável de todos, e por experiência, todo indivíduo pode fazer algo de bom, bonito e rentável com ele. Então nossa meta é nos tornarmos uma propriedade modelo.”

Natural, versátil, durável e ecologicamente correto, o bambu é a cara do futuro!

Gostou desse conteúdo? Confira também o último artigo da série "Pé de Quê?" sobre a alface e suas técnicas de sucesso!

Fonte: Origem das Coisas, Blog Ciclo Orgânico

Fotos: Marcia Benedetti

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar