O hábito de inserir flores no preparo dos alimentos tem origem em uma tradição antiga asiática, e tem ganhado cada vez mais espaço nas cozinhas de todo mundo! Conheça mais sobre as flores comestíveis nesse artigo!
As flores agradam o olhar, imprimem o belo e aquelas que são comestíveis. Podem complementar pratos tradicionais e transformar o paladar quando consumidas. A maior parte das espécies possui alta quantidade de nutrientes, bem como carotenoides e óleos essenciais, ajudam a promover a saúde e prevenir doenças de várias maneiras.
No entanto, antes de colocar as flores no prato ou na bebida, é preciso saber quais partes são realmente consumíveis. E importante não sair colhendo flores por aí e utilizando no preparo de alimentos, sem conhecimento, ou usar flores ornamentais, que utilizam de produtos químicos muitas vezes, para a sua produção.
Foi para atender essa demanda, com todo cuidado necessário que exige a cultura, que nasceu o lindo projeto República do Jardim, da farmacêutica e produtora rural Luciana Dalmagro. Confira a seguir!
República do Jardim: o universo das flores comestíveis
Luciana Dalmagro explica: "a República do Jardim é um projeto meu e do Marcelo (meu marido). Foi muito legal pois essa produção nasceu durante a gestação do Antonio (nosso filho). A ideia é de produzir junto com a natureza, ter um trabalho que também fosse um estilo de vida e criar conexão e experiências através dos produtos. Produzimos flores comestíveis e microverdes em área urbana, em Batatais no estado de São Paulo, cuidando, trabalhando em família, regenerando e trazendo natureza de volta para a cidade."
A idealizadora do projeto também conta sobre os pilares de sustentabilidade e explica sobre a maneira que faz seu cultivo. "Nosso cultivo é totalmente livre de agrotóxicos, utilizando princípios da agricultura orgânica e permacultura. Respeitamos a sazonalidade, regionalidade e temos a sustentabilidade como a principal cultura e valor do nosso cultivo. Temos muito orgulho de dizer que o nosso time é composto por colaboradoras; mulheres muito especiais que cuidam da nossa produção com muito carinho!"
Trabalhamos também em estreita sintonia com os chefs para a produção, criação e desenvolvimento dos nossos produtos. Entendemos que a comida é muito mais do que comer; envolve muitos outros aspectos sensoriais e emocionais!" - completa Luciana.
Gostou? Confira o último post do "Pé de Quê?" sobre uma importante e tradicional raiz brasileira: a mandioca!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.