A produção brasileira de soja e milho pode alcançar novos recordes na safra 2026/27. As primeiras projeções da DATAGRO Grãos indicam potencial de 185,6 milhões de toneladas para a oleaginosa e de 147,5 milhões de toneladas para o cereal, considerando as duas safras de milho.
No caso da soja, o avanço deverá ocorrer mesmo com uma expansão mais moderada da área cultivada. Já no milho, a perspectiva considera aumento da área tanto na primeira quanto na segunda safra, com destaque para o crescimento previsto no Norte e Nordeste.
Área de soja deve crescer pelo 20º ano consecutivo
O primeiro levantamento de Intenção de Plantio da DATAGRO para 2026/27 projeta que a área brasileira destinada à soja chegará a 49,3 milhões de hectares, aumento de 0,3% sobre os 49,2 milhões de hectares da temporada 2025/26.
Caso a estimativa se confirme, será o 20º ano consecutivo de expansão da área cultivada com soja no país, embora em ritmo menor.
Considerando condições climáticas relativamente positivas, ainda que com possibilidade de instabilidades localizadas, a projeção aponta produtividade média nacional de 3.763 kg por hectare.
O rendimento seria 1% superior ao recorde de 3.718 kg por hectare estimado para o ciclo atual.
Com a combinação entre área e produtividade, a produção brasileira de soja poderá atingir 185,6 milhões de toneladas em 2026/27, alta de 1% em relação às 182,8 milhões de toneladas da safra atual.
Milho deve ganhar área nas duas safras
Para o milho, as projeções iniciais indicam crescimento da área cultivada tanto na safra de verão quanto na de inverno. Segundo a DATAGRO, a expansão é estimulada pela produtividade ainda positiva, pela obtenção de renda predominantemente positiva com o cereal e pelo forte crescimento da demanda doméstica.
Na primeira safra, a expectativa é de cultivo de 4,3 milhões de hectares, aumento de 2% frente aos 4,2 milhões de hectares registrados em 2025/26.
Do total projetado, 2,8 milhões de hectares estarão no Centro-Sul e 1,5 milhão de hectares nas regiões Norte e Nordeste.
Apesar do crescimento da área, a produtividade média da primeira safra é estimada em 6.871 kg por hectare, resultado 3% inferior aos 7.098 kg por hectare de 2025/26.
Com isso, a produção poderá chegar a 29,4 milhões de toneladas, redução de 1% na comparação com as 29,7 milhões de toneladas colhidas na temporada atual.
Segunda safra de milho pode atingir área recorde
A expansão mais significativa deverá ocorrer na segunda safra, responsável por mais de 80% da produção nacional de milho.
As projeções preliminares apontam área de 19,4 milhões de hectares para o milho de inverno em 2026/27, crescimento de 3% em relação aos 18,7 milhões de hectares da safra 2025/26. Caso confirmada, será uma extensão recorde para a cultura.
No Centro-Sul, a área deverá avançar 2%, passando de 15,6 milhões para 15,9 milhões de hectares.
O crescimento previsto é mais intenso no Norte e Nordeste. A área destinada ao milho de segunda safra nessas regiões poderá chegar a 3,5 milhões de hectares, ante 3,2 milhões de hectares em 2025/26, expansão superior a 10%.
Para a safrinha, a estimativa preliminar é de produtividade média de 6.606 kg por hectare.
Nesse cenário, a produção poderá alcançar 118,1 milhões de toneladas, volume 2% superior aos 115,5 milhões de toneladas calculados pela DATAGRO para a temporada atual.
Somadas a primeira e a segunda safra, a produção brasileira de milho deverá atingir 147,5 milhões de toneladas em 2026/27, crescimento de 2% sobre o ciclo anterior e um novo recorde histórico para o cereal no país.