Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pitaya: fruta de origem mexicana ajuda na prevenção de doenças

Pitaya
Fruta é rica em nutrientes e tem ganhado popularidade no Brasil. Saiba quais os benefícios da pitaya para a saúde e fique por dentro do cultivo da fruta no país

A pitaya é uma exótica fruta que pertence à família cactaceae, e tem sua origem no México.  

O nome "pitaia" significa "fruta escamosa". Existem três espécies da fruta: a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaya-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a pitaya-vermelha (avermelhada por dentro e por fora).

Pitaya

Por que a pitaya também é chamada de “fruta do dragão”?

A pitaya ganhou o nome de “fruta do dragão”, em alguns países, por ter escamas bem salientes. A fruta tem sabor suave e sua variedade vermelha chama muito atenção pela cor viva, mas a pitaya de sabor mais adocicado é a de coloração amarela.

Quais os benefícios da pitaya para a saúde?

Rica em nutrientes, a pitaya ajuda na perda de peso e na prevenção de enfermidades como câncer, osteoporose, anemia e doenças cardiovasculares. 

Confira os benefícios da pitaya para a saúde:

  • Favorece a perda de peso; 
  • Protege as células do corpo; 
  • Fortalece os ossos; 
  • Melhora a digestão; 
  • Regula os níveis de açúcar no sangue; 
  • Ajuda a diminuir o colesterol; 
  • Previne anemia; 
  • Fortalece o sistema imune. 

Cultivo da fruta tem ganhado popularidade no país

No Brasil, o cultivo da pitaya começou na década de 90, com a produção concentrada no estado de São Paulo, mas vem ganhando espaço em várias partes do país, como no Grupo Classe A de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, onde a bióloga, escritora e produtora rural Leni Zilioto produz a fruta há 4 anos.

Cultivo da Pitaya no Brasil

“Já trabalhamos com hortifruti na região e conhecemos a pitaya em uma viagem, onde meu marido e eu trouxemos duas mudas e iniciamos o plantio. Hoje já temos em média 400 pés da fruta, que abastecem a região de Lucas do Rio Verde e até Cuiabá na alta produção. Gostamos de produzir para o rápido consumo, pois o fruto fica ainda melhor”, conta Leni. 

Além de linda, a fruta tem uma curiosidade interessante: a planta da pitaya só floresce à noite, com grandes flores brancas, como podem ver na galeria de imagens do post.

Flores de Pitaya  Flor de Pitaya

Não é mesmo uma beldade para comemorar as tantas que passaram pelo Agrishow Pra Elas na Agrishow 2022? Sucesso, Brasil!

Apoio: @feiraagrishowoficial 

Fontes: Wikipedia e Tua Saúde 

Fotos: Leni Zilioto 

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata 

Quer receber dicas para otimizar sua produção por meio da tecnologia? Confira nosso material exclusivo sobre agricultura de precisão na aplicação de defensivos!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar