Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Batata: fique por dentro de uma das culturas alimentares mais importantes do planeta

batata inglesa
Em mais um post para a série "Pé de quê?", Andressa Biata fala sobre as origens, benefícios para a saúde e a importância do cultivo da batata inglesa no Brasil e no mundo. Confira!

Originária dos Andes peruanos e bolivianos, a batata é cultivada há mais de 7 mil anos. É a terceira cultura alimentar mais importante do planeta, e a primeira commodity não grão.

De onde vem o nome?

Quando chegou ao Brasil, era produzida em pequena escala em hortas familiares, sendo chamada de batatinha, mas foi na construção de ferrovias que ganhou o nome de batata inglesa, por ser uma exigência nas refeições dos técnicos vindos da Inglaterra.

Por que a batata tem fama universal?

Existem duas razões para o êxito e a disseminação da batata mundialmente: o valor energético com ausência de colesterol e o fato de possuir sabor e cheiro pouco acentuados, possibilitando centenas de combinações que resultam em diferentes sabores. A batata é mesmo universal!

Quais são os benefícios da batata inglesa para a saúde?

O consumo da batata está associado a diversos benefícios para o nosso corpo, agindo nos sistemas cardiovascular, nervoso, muscular e imunológico, por exemplo. 

Veja os principais benefícios da batata para a saúde:

  • turbina a função cerebral;
  • diminui a pressão arterial;
  • reduz o estresse;
  • deixa os ossos mais fortes;
  • faz bem para o coração;
  • reduz risco de AVC;
  • ajuda no controle de diabetes;
  • previne o câncer;
  • ameniza a TPM;
  • previne câimbras;
  • ajuda na saúde da pele;
  • melhora a qualidade do sono.

Qual o tamanho da bataticultura no Brasil?

Estima-se que existam 100 mil hectares da cultura espalhados por diversos estados do nosso país, gerando uma produção de 3,8 milhões de toneladas, segundo dados do IBGE. 

A produtividade vem aumentando, devido às variedades mais produtivas e à utilização de novas tecnologias relacionadas à irrigação, nutrição, preparo do solo e ao uso de batata-semente de qualidade.

Cultivo de batatas no Brasil

Feminilidade em cada cultivar

Evoluindo ano após ano no plantio, a bataticultora Katia Rodrigues, sucessora proprietária do centenário sítio São Sebastião em São Joaquim, Santa Catarina, conta uma curiosidade interessante sobre o tubérculo, que homenageia as mulheres — por isso esse “Pé de quê?” é tão especial, fechando a semana da Mulher.

Época da florada no cultivo da batata

“A cultura da batata tem uma curiosidade linda: a especificidade de cada cultivar tem, quase sempre, o nome de MULHERES. A época da florada é a que mais me encanta”, conta Katia.

Anas, Joaquinas, Cristinas, Agathas, Camilas plantadas pelas nossas terras e fazendo a alegria da nossa mesa, em milhares de combinações perfeitas, versátil como nós, mulheres!

Apoio: @feiraagrishowoficial 

Fotos e vídeo: Katia Rodrigues

Fonte: Viver Bem, ABBA e Embrapa

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata

Quer conhecer novas tendências na agricultura brasileira? Baixe nosso material sobre agronegócio sustentável e fique por dentro desse conceito!

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar