Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Laranja: das plantações brasileiras para o mundo

Produção de laranja
Você sabia que o Brasil é o maior produtor e exportador de laranja do mundo? No novo post da série “Pé de Quê?”, Andressa Biata mostra esta e outras curiosidades sobre a produção desse fruto no nosso país

A origem da laranja é asiática, com sua história tendo início na Índia. Ela é cultivada há mais de 2.000 a.C.  

A laranjeira era considerada uma árvore dotada de características extraordinárias. Em várias culturas, os seus frutos foram conhecidos como “maçãs do paraíso”. É possível ver em pinturas antigas os frutos da “Árvore da Ciência” representados por laranjas. 

Quais são os benefícios da laranja para a saúde?

Rica em vitaminas, a laranja ajuda a prevenir doenças e atua em diferentes partes do corpo, como nos sistemas digestivo e imunológico. Veja os principais benefícios da laranja para a saúde: 

  • Ajuda no funcionamento do sistema digestivo; 
  • Protege contra doenças cardiovasculares; 
  • Fortalece o sistema imunológico; 
  • Retarda o envelhecimento; 
  • É rica em vitamina C; 
  • Ajuda na saúde da visão; 
  • Previne a formação de cálculos renais.

Laranjas Laranjas

Brasil é líder mundial no cultivo do fruto

O Brasil é o maior exportador e produtor mundial de laranja. A área total de plantio é estimada em 800 mil hectares. Estima-se que, de cada cinco copos de suco consumidos no mundo, três sejam produzidos no Brasil, que detém 50% da produção mundial, exporta 98% do que produz e detém 85% de participação no mercado global.  

O estado de São Paulo é o maior produtor, respondendo por 53% do total produzido no Brasil. E é de lá que vem quem hoje nos apresenta esta série, a produtora e responsável técnica Fabiana Simoneti, que juntamente com seus irmãos das fazendas Grupo Simonetti Citrus — em Aguaí, no estado de São Paulo, e Minduri e Cruzília, em Minas Gerais — são responsáveis pela 4° geração na produção de laranjas da sua família.

Plantação de laranja  Plantação de laranja  Folhas de laranjeira

“Encanta em saber que dali colheremos frutos que levam o nome de uma cidade, país e história de pessoas que estarão vendo a evolução de todo esse processo acontecer. É saber que em cada copo de suco de laranja tem uma história fantástica por trás, desde o plantio, todos os cuidados, colheita e industrialização”, conta a apaixonada Fabiana.  

Realmente um cultivo que nos traz orgulho e, por ser a rainha das frutas brasileiras, a laranja e todos seus produtores, que garantem o topo do ranking, com certeza merecem todo o nosso reconhecimento! 

PARABÉNS, citricultores e obrigada pelo excelente trabalho realizado em nossa pátria amada! 

Apoio: @feiraagrishowoficial  

Foto e vídeo: Fabiana Simoneti 

Fonte: Fruta do Vale, Mundo e educação e UOL 

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata

Para saber mais sobre citricultura, confira nosso material exclusivo sobre boas práticas na produção de citros!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar