Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Red Angus: com alto desempenho, raça de gado é destaque na produção de carne nobre

Bovinos da raça Red Angus
Com origem na Escócia, o Red Angus é conhecido pela pelagem avermelhada e pela boa produtividade. Conheça mais características marcantes dessa raça de gado de corte

Vindo da Escócia, o Red Angus é uma das primeiras raças de gado da categoria, tendo registro no país escocês no ano de 1862. 

A raça Red Angus é, na verdade, uma variação do Aberdeen Angus. Ela surge em razão do gene recessivo de coloração vermelha. Sendo assim, é possível que uma vaca e um touro na cor preta, característica Aberdeen, gerem um bovino na cor avermelhada. 

O primeiro reprodutor da raça no Brasil foi importado do Uruguai em 1906. A sua criação começou a se desenvolver no Rio Grande do Sul e aos poucos foi se espalhando para todo o país, tornando-se a principal alternativa para cruza com raças zebuínas.

Raça Red Angus

Raça é destaque pela fertilidade e alta produtividade

O Red Angus é uma raça produtora de carne nobre, com tamanho moderado, mocha e pelagem vermelha. Com alto rendimento, os animais tem uma puberdade precoce e podem ser abatidos em até 24 meses, criados em pastagens, e 18 meses em confinamento.

Rebanho de gado da raça Red Angus

Características do Red Angus levaram proprietária a decidir pela criação da raça

Desempenho que faz bonito na pecuária do nosso Brasil, comprovado pelo Grupo AEME Angus, localizado em Água Doce, Santa Catarina. Empresa rural de renome que tem como sócia-proprietária a engenheira agrônoma Maria Rita Maciel, que nos apresenta a raça. 

“Trabalhamos com cria de bezerros, foco em produzir bezerros de alta qualidade para sistemas de terminação há 28 anos. Escolhemos o Angus porque apresenta precocidade, docilidade, qualidade de carne, rápido desempenho e uma característica muito importante para nós, que é a habilidade materna.”

Bezerro da raça Red Angus

Matrizes puras também são usadas para cruzamento com outras raças

“Além dos bezerros puros, atualmente na Fazenda Gado Bom usamos as matrizes puras para fazer F1. Elas aceitam qualquer tipo de cruzamento e produzem muito bem!”, conta Maria Rita. 

“Definimos a raça de acordo com o mercado, com as necessidades de nossos clientes, como cruza com Hereford, Charolês e Brangus, para produzir o UltraBlack.” 

Com eficiência em resultados, não poderia deixar de ser sucesso no mercado. “É uma raça que o mundo todo consome, por isso sua venda é garantida”, acrescenta Maria Rita, orgulhosa dos seus resultados.

Apoio: @feiraagrishowoficial  

Fonte: Associação Brasileira Angus e Tecnologia em Campo. 

Fotos: Maria Rita Maciel 

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata

Quer receber dicas valiosas para melhorar a produtividade do gado? Baixe nosso infográfico exclusivo sobre cuidados para realizar a suplementação do gado de forma correta

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar