Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Punganur: raça indiana usada para transportes

Punganur raça indiana usada para transportes.png
“Mini boi”, “mini nelore”, “gado anão” como é chamada a raça, chegou no Brasil na década de 1960, mas somente em 2019 ganharam RG nacional pela ABCZ.

Raça milenar, seu país de origem é a Índia onde são usados principalmente para transporte de cargas em regiões montanhosas, onde os animais maiores não conseguem se locomover. Por lá a raça é ameaçada de extinção e de acordo com os dados agropecuários do país, estima-se menos de 800 cabeças de puros da raça Punganur.

WhatsApp Image 2021-08-25 at 18.53.46.jpeg

No Brasil, chegaram na década de 1960 na Bahia, mas somente em 2019 ganharam RG nacional pela ABCZ, fato que acredita-se impulsionar sua produção no país.

Como todo zebuíno, apresenta cupim típico e rusticidade mas reconhecido facilmente entre todos eles pela sua estatura baixa, quando adultos possuem apenas 1 metro de altura. 

WhatsApp Image 2021-08-25 at 18.53.45 (1).jpeg

O “mini boi”, “mini nelore”, “gado anão” como é chamada a raça, tem apaixonados em diversas regiões do Brasil, e lá no Pará uma família inteira dedica-se a exemplares genuínos da raça, como nos apresenta a produtora Carla Teixeira.

“As propriedades em que criamos é Fazenda Curió em Colares e Fazenda São Domingos em Marajó (PA). Meu marido Maurício Acatauassu Teixeira se dedicou a vida inteira ao melhoramento genético do nelore e conhecemos os primeiros exemplares Punganur na Chácara Zebulandia do Senhor Torres Homem Rodrigues da Cunha, onde ele se encantou e comprou todos os animais que Sr Torres tinha vendido para Bahia na década de 80 e desde então, há quase 40 anos nos dedicamos e criamos a raça, acredito que a maioria desta raça no Brasil saíram de nosso plantel.

WhatsApp Image 2021-08-25 at 18.53.46 (1).jpeg

"Eu acho o nelore, dentro de todas as raças zebuínas, o mais bonito, então sendo o Punganur um nelore anão, eles embelezam os piquetes perto da sede e quando amansados desde pequenos, se tornam muito dóceis. Meus filhos cresceram com eles por perto no jardim e agora está se repetindo com meus netos”, conta Carla.

WhatsApp Image 2021-08-25 at 18.53.46 (2).jpegWhatsApp Image 2021-08-25 at 18.54.04.jpeg

Não precisa ser criança para se apaixonar por esta miniatura na pecuária, não é mesmo? 
Parabéns Carla pelo lindo plantel e por disseminarem a raça! São mesmo encantadores! 

Já sabe como cultivar brachiara?
Baixe nosso material gratuito.
Só clicar no botão laranja "Baixar"

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar