Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Devon: raça de gado rústica e fértil também se destaca pela docilidade

Rebanho de gado de corte da raça Devon
O rebanho de Devon no Brasil é estimado em 250 mil cabeças. Confira, no novo post da série “Pecuária de Raça”, as origens e características dessa raça de gado

Uma das mais antigas raças taurinas britânicas com aptidão para corte, a raça de gado Devon tem origem no condado de Devon, sudoeste da Inglaterra. 

Os primeiros animais chegaram ao Brasil em 1906, pelo sul do Rio Grande do Sul, e a partir daí os rebanhos de pelo avermelhado se multiplicaram, alcançando Santa Catarina e estados do Brasil Central. 

Principais características da raça Devon

De fácil manejo e marcada docilidade, são animais extremamente rústicos, adaptáveis e com alta fertilidade. Além disso, as fêmeas se destacam pela habilidade materna. Por serem de fácil acabamento e excelente conversão alimentar, possibilitam a produção de animais precoces e de baixo custo de terminação.  

Carcaças de alta qualidade, com fibras delicadas e marmoreio, se encaixam na qualificação de carne premium, permitindo uma elevada agregação de valor ao produto.

 Bovinos da raça Devon  Bovino da raça Devon

Bravon: raça sintética une qualidades do Devon e de zebuínos

O Devon é amplamente utilizado em cruzamentos industriais, com zebuínos, o que resultou na bem-sucedida raça sintética Bravon. O Bravon reúne as qualidades da raça inglesa, com a rusticidade e a resistência ao calor e aos ectoparasitas do zebuíno. O rebanho brasileiro de Devon é estimado em 250 mil cabeças.

Bezerro da raça Devon

“Paixão que transcende gerações”

A Associação Nacional de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) é presidida por Simone Bianchini, da 4ª geração de uma família de pecuaristas. Natural de Lages, em Santa Catarina, cresceu em meio ao campo e ao rebanho de gado de corte.  

Na infância, Simone se dizia assistente veterinária ao acompanhar o pai, o médico veterinário Ivo Tadeu Bianchini, nas atividades da Cabanha São Luiz. Em 2017, elaborou o Programa Carne Devon Certificada, que coordena desde então e acumula com a direção da entidade. Atualmente, é criadora de Devon em São José do Cerrito (SC). 

Para a Presidente da ABCDB, "Devon é uma raça que surpreende pelas suas qualidades, uma paixão que transcende gerações." 

Apoio: @feiraagrishowoficial 

Fotos e Vídeo: Alexandre Teixeira 

Fonte: Associação Nacional de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Müller (@simone_jornalista

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata

Quer receber dicas de cultivo e manejo de plantas forrageiras? Baixe nosso guia de cultivo do gênero Brachiaria na pecuária!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar