Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Com precocidade para crescimento Aberdeen Angus é sucesso da pecuária

Com precocidade para crescimento Aberdeen Angus é sucesso da pecuária.png
Raça é originária da Escócia e recebeu o nome em homenagem aos condados de Aberdeen e Angus

Popularmente conhecida como Angus, seu primeiro registro no Brasil aconteceu em 1906, com o touro Menelik vindo do Uruguai. 

Se instalou no Sul do Brasil e de lá ganhou todo o restante do país, principalmente através do cruzamento industrial com as raças zebuínas, especialmente com a raça Nelore. O mercado se apaixonou pela cruza, e hoje é a que mais vende sêmen no Brasil (51%), segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

É um sucesso da pecuária! 

Possui liquidez dos rebanhos, tanto na venda de reprodutores quanto de sêmen e no peso robusto dos animais para abate, a precocidade reprodutiva e o ganho de peso rápido aumentam os resultados devido ao abate precoce. Possui ainda valorização extra obtida pela Carne Angus Certificada. 

A Associação Brasileira do Angus, a certificadora e uma das entidades mais respeitadas do agronegócio, tem como sua gerente nacional uma mulher que é top 100 pela @forbesbr, médica veterinária e produtora da raça na Estância Taimbé, em Dom Pedrito no Rio Grande do Sul - Ana Doralina Aves Menezes, que convidei para nos contar e mostrar tudo que o Angus tem de bom.

“O que eu vejo na raça frente as outras, é a precocidade e desempenho. É uma raça muito precoce para crescimento, ganho de peso, precocidade sexual e acabamento. Essas características fazem muita diferença no nosso sistema de recria, pois precisamos aproveitar o máximo a pastagem, com isso temos maior produção por hectare” ressalta Ana.

“ Na hora de comercializar existe um mercado sempre a procura destes animais, e valorizado, com agregação de valor, o que faz a diferença na rentabilidade do negócio”, finaliza toda orgulhosa e com razão, mas também com a responsabilidade de fazer parte do sucesso, alcançados com o resultado que também é seu! 

Fonte: Associação Brasileira do Angus, Blog da Carne, Carne Angus Certificada
Vídeo: Touro Territory - ST Repro
Fotos: Associação Brasileira do Angus, Ana Doralina, Ricardo Moglia Pedra

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar