Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Precoces com rápido crescimento, Senepol não têm chifres

Precoces com rápido crescimento, Senepol não têm chifres.png
Resultado do cruzamento das raças N’Dama e Red Poll, estreiou nas Ilhas Virgens do Caribe

Combina características de tolerância ao calor e resistência a insetos do N'Dama com a natureza dócil, de boa carne e de alta produção de leite do Red Poll. Tudo isso para melhorar a eficiência do rebanho, trazer os melhores resultados para a pecuária de corte, na produção de carne, em países de clima tropical.

WhatsApp Image 2022-01-05 at 13.27.18 (3).jpeg

Não possuem chifres, tem tamanho moderado, possuem pelos curtos, de cores padronizadas - vermelha, preta ou marrom. O caráter genético dominante faz com que suas crias nasçam naturalmente em 95% dos casos herdando características dos taurinos.

WhatsApp Image 2022-01-05 at 13.27.19 (1).jpeg

Os animais Senepol são precoces, apresentam um rápido crescimento, fazendo com que o ciclo de engorda seja muito curto. 
Uma raça que se adapta bem a diferentes manejos, pastagens, topografia e clima, favorecendo seu desenvolvimento de norte a sul do Brasil, como em Santa Catarina, onde a jovem produtora Maria Vitória Proença @mariavitoria.proenca , da Fazenda Senepol Vitória @senepolvitoria, localizada na cidade de Rio das Antas, foi uma das precursoras da raça.

WhatsApp Image 2022-01-05 at 13.27.18 (4).jpeg

“Escolhi a raça por não ter no estado na época e ser uma oportunidade de negócio além de uma bela ferramenta de melhoramento genético devido a docilidade, precocidade, qualidade da carne, adaptação ao frio que era uma curiosidade para todos aqui no estado”, conta Maria Vitória.

WhatsApp Image 2022-01-05 at 13.27.19 (2).jpeg

Toda essa adaptabilidade com bom desempenho também no cruzamento principalmente com nelore e angus, a raça, mesmo representando apenas 0,05% do volume total do rebanho bovino nacional segundo o Anuário DBO de 2019, é a segunda raça bovina com maior preço de faturamento em leilões.

Fonte: Senepol e Portal DBO
Imagens e vídeo: Maria Vitória Proença

TAG: Pecuária
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar