A cana-de-açúcar tem sua origem na Nova Guiné há mais de 10.000 a.C e através dos séculos foi se espalhando por todo mundo. O principal fato da sua rápida disseminação foi a existência de um vegetal que “dava mel” sem precisar de abelhas.
Quando se pensa em produtos da cana-de-açúcar, seguramente lembramos do açúcar e do álcool. O açúcar está em quase tudo o que consumimos. O álcool, é um dos biocombustíveis mais importantes que existem, o etanol e sustentável, diminui a poluição e ajuda no combate ao aquecimento global. Isso porque é renovável, protege os solos, gera empregos e investimentos, entre outros benefícios. Além de ainda poder se transformar em energias limpas e renováveis e até produtos biodegradáveis.
Quais são os benefícios do consumo de cana-de-açúcar?
- Ajuda a retardar o envelhecimento;
- Melhora o rendimento e a recuperação de quem pratica atividade física;
- Colabora na prevenção da anemia;
- Ajuda a regular o metabolismo.
Mudas pré-botadas: redução de custos no plantio
O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do planeta, líder com mais de 8 milhões de hectares cultivados. O estado de São Paulo continua sendo o maior estado produtor, correspondendo a 55% da produção do país.
E é lá que encontramos o trabalho da Citrosol, na cidade de Mendonça, um conceituado viveiro de mudas, da produtora rural e administradora Carina Ayres, que nos apresenta o post da série de hoje.
“Nossa mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar são sinônimo de redução do custo no plantio, e ainda primam pela qualidade genética, vigor e sanidade, características asseguradas por materiais genético e vegetal próprios, oriundos de nossas matrizes que são certificadas. Nós usamos muita mão de obra de mulheres, com sensibilidade, carinho na realização, pois falamos de plantas, falamos de vida!” conta Carina, orgulhosa do primoroso trabalho que realizam em equipe.
Gostou desse material? Aproveite para ler o último conteúdo da série “Pé de Quê?”, sobre sustentabilidade e abacates!
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata
Fonte: Agricultura SP, UDOP, Viver Bem e Croplife