A pitaya é uma exótica fruta que pertence à família cactaceae, e tem sua origem no México.
O nome “pitaia” significa “fruta escamosa”. Existem três espécies da fruta: a pitaya-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaya-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a pitaya-vermelha (avermelhada por dentro e por fora).
Por que a pitaya também é chamada de “fruta do dragão”?
A pitaya ganhou o nome de “fruta do dragão”, em alguns países, por ter escamas bem salientes. A fruta tem sabor suave e sua variedade vermelha chama muito atenção pela cor viva, mas a pitaya de sabor mais adocicado é a de coloração amarela.
Quais os benefícios da pitaya para a saúde?
Rica em nutrientes, a pitaya ajuda na perda de peso e na prevenção de enfermidades como câncer, osteoporose, anemia e doenças cardiovasculares.
Confira os benefícios da pitaya para a saúde:
- Favorece a perda de peso;
- Protege as células do corpo;
- Fortalece os ossos;
- Melhora a digestão;
- Regula os níveis de açúcar no sangue;
- Ajuda a diminuir o colesterol;
- Previne anemia;
- Fortalece o sistema imune.
Cultivo da fruta tem ganhado popularidade no país
No Brasil, o cultivo da pitaya começou na década de 90, com a produção concentrada no estado de São Paulo, mas vem ganhando espaço em várias partes do país, como no Grupo Classe A de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, onde a bióloga, escritora e produtora rural Leni Zilioto produz a fruta há 4 anos.
“Já trabalhamos com hortifruti na região e conhecemos a pitaya em uma viagem, onde meu marido e eu trouxemos duas mudas e iniciamos o plantio. Hoje já temos em média 400 pés da fruta, que abastecem a região de Lucas do Rio Verde e até Cuiabá na alta produção. Gostamos de produzir para o rápido consumo, pois o fruto fica ainda melhor”, conta Leni.
Além de linda, a fruta tem uma curiosidade interessante: a planta da pitaya só floresce à noite, com grandes flores brancas, como podem ver na galeria de imagens do post.
Não é mesmo uma beldade para comemorar as tantas que passaram pelo Agrishow Pra Elas na Agrishow 2022? Sucesso, Brasil!
Apoio: @feiraagrishowoficial
Fontes: Wikipedia e Tua Saúde
Fotos: Leni Zilioto
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata