Amigos e amigas do nosso agronegócio, começo esse artigo compartilhando uma boa notícia.

No meu perfil no LinkedIn, realizei uma enquete com a seguinte pergunta: A empresa em que você trabalha aumentará os investimentos em marketing durante 2023?

No total, participaram 242 profissionais. Dos quais, 45% responderam “Sim” e 36% optaram pelo “Não”. O restante, 19%, escolheu a alternativa “Não Sei”.

Esse resultado revela que as empresas de agronegócio estão mais preocupadas com a visibilidade e a credibilidade, elementos que são reforçados com as ações de marketing.

Esse resultado surpreende?

Não, não acredito que tenha sido uma surpresa. Afinal, o nosso agronegócio deve crescer em 2023. Para se ter ideia, o Santander aponta 7,5% de crescimento e o IPEA, 11,6%.

Há ainda outros estudos que sustentam índices intermediários, reforçando a tese de que o PIB do Agronegócio deverá ser incrementado durante o ano.

Nesse contexto, outro ponto a ser analisado é a colheita de grãos, que, segundo o IBGE, tende a aumentar 12,6% em 2023 e registrar um recorde.

O que está em evidência?

Por conta desse cenário, alguns tipos de marketing deverão ganhar espaço em 2023.

Acredito bastante na divulgação de conteúdo qualificado (via assessoria de imprensa) e na participação em eventos.

Essas estratégias, se bem conduzidas, auxiliam as empresas no ganho de market share e na ampliação do relacionamento com clientes e potenciais clientes. 

Conteúdo qualificado

A divulgação de conteúdo qualificado, normalmente, é centrada em quatro pilares: estrutura, análise, conhecimento e reflexão.

A estrutura está associada ao formato do texto e a linguagem. Já a análise pressupõe a apresentação de um cenário, com forte argumentação, e o conhecimento guiará o leitor até uma reflexão final.

Para o desenvolvimento do texto, será necessária uma ampla pesquisa e uma ótima sintonia com o mercado.

O conteúdo será enviado a veículos de comunicação como sugestão de notícia e a publicação de matérias contribuirá para a empresa ter mais visibilidade e credibilidade.

Participação em eventos

A participação em eventos, de forma dinâmica e interativa, deverá ganhar espaço em 2023.

Por isso, mais do que nunca, será importante as empresas reverem as estratégias e priorizarem o impacto e o conhecimento, como forma de surpreender quem visita o estande, deixando a divulgação de produto em segundo plano.

Provavelmente, irão se sobressair em eventos as empresas que optarem por vendas consultivas.

Mensagem final

Recentemente, postei no meu Instagram a seguinte frase: “Quem fica na sombra, não vê o brilho do sol”.

Acredito que esta afirmação se aplica muito ao contexto de marketing.

Deixar de investir em ações de marketing, poderá custar caro depois, com a perda de market share.

Pense nisso e vamos juntos, com a força do agro!

Até o próximo texto.

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.

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