Amigos e amigas do nosso agronegócio, começo esse artigo compartilhando uma boa notícia.
No meu perfil no LinkedIn, realizei uma enquete com a seguinte pergunta: A empresa em que você trabalha aumentará os investimentos em marketing durante 2023?
No total, participaram 242 profissionais. Dos quais, 45% responderam “Sim” e 36% optaram pelo “Não”. O restante, 19%, escolheu a alternativa “Não Sei”.
Esse resultado revela que as empresas de agronegócio estão mais preocupadas com a visibilidade e a credibilidade, elementos que são reforçados com as ações de marketing.
Esse resultado surpreende?
Não, não acredito que tenha sido uma surpresa. Afinal, o nosso agronegócio deve crescer em 2023. Para se ter ideia, o Santander aponta 7,5% de crescimento e o IPEA, 11,6%.
Há ainda outros estudos que sustentam índices intermediários, reforçando a tese de que o PIB do Agronegócio deverá ser incrementado durante o ano.
Nesse contexto, outro ponto a ser analisado é a colheita de grãos, que, segundo o IBGE, tende a aumentar 12,6% em 2023 e registrar um recorde.
O que está em evidência?
Por conta desse cenário, alguns tipos de marketing deverão ganhar espaço em 2023.
Acredito bastante na divulgação de conteúdo qualificado (via assessoria de imprensa) e na participação em eventos.
Essas estratégias, se bem conduzidas, auxiliam as empresas no ganho de market share e na ampliação do relacionamento com clientes e potenciais clientes.
Conteúdo qualificado
A divulgação de conteúdo qualificado, normalmente, é centrada em quatro pilares: estrutura, análise, conhecimento e reflexão.
A estrutura está associada ao formato do texto e a linguagem. Já a análise pressupõe a apresentação de um cenário, com forte argumentação, e o conhecimento guiará o leitor até uma reflexão final.
Para o desenvolvimento do texto, será necessária uma ampla pesquisa e uma ótima sintonia com o mercado.
O conteúdo será enviado a veículos de comunicação como sugestão de notícia e a publicação de matérias contribuirá para a empresa ter mais visibilidade e credibilidade.
Participação em eventos
A participação em eventos, de forma dinâmica e interativa, deverá ganhar espaço em 2023.
Por isso, mais do que nunca, será importante as empresas reverem as estratégias e priorizarem o impacto e o conhecimento, como forma de surpreender quem visita o estande, deixando a divulgação de produto em segundo plano.
Provavelmente, irão se sobressair em eventos as empresas que optarem por vendas consultivas.
Mensagem final
Recentemente, postei no meu Instagram a seguinte frase: “Quem fica na sombra, não vê o brilho do sol”.
Acredito que esta afirmação se aplica muito ao contexto de marketing.
Deixar de investir em ações de marketing, poderá custar caro depois, com a perda de market share.
Pense nisso e vamos juntos, com a força do agro!
Até o próximo texto.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.
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