Todo começo de ano, é comum os profissionais do agro questionarem se é o momento certo para investir em marketing ou se, por algum motivo, é melhor esperar alguns meses para realizar as ações de divulgação.

Esse cenário requer uma análise aprofundada e diversos pontos podem nos ajudar, tais como o atual momento da empresa, o perfil do cliente a ser impactado com o marketing ou ainda objetivos específicos da companhia.

Como esses temas são particulares e restritos a cada empresa, vou propor aqui uma observação mais geral, que poderá atender um número maior de leitores. 

Desta forma, convido vocês a discorrerem sobre três aspectos importantíssimos, que elenco a seguir. Confiram:

 

1) O agro vai crescer em 2023

Diversos estudos divulgados recentemente apontam que o nosso agronegócio crescerá bastante durante o ano. De acordo com o IPEA, o PIB Agropecuário deverá aumentar 11,6% em 2023, comparando com o ano anterior.

Já FGV e Santander apontaram que esse índice deverá chegar a 8% e 7,5%, respectivamente.

Seja qual estudo você optar por considerar, é evidente que o nosso agro estará muito fortalecido durante o ano de 2023, tanto na agricultura, quanto na pecuária.

Os motivos para esse cenário são variados. Além da crescente preocupação do produtor rural com a sustentabilidade, pontos importantes, como bem-estar animal, rastreabilidade e correto manejo do solo, ganham destaque dentro das porteiras.

 

2) Mudança de comportamento do consumidor

Cada vez mais, os nichos de mercado ganham evidência e eficiência dentro das redes varejistas. Produtos veganos, orgânicos, sem glúten, fitness, vegetariano etc impulsionam produções especializadas e, com isso, movimentam de forma significativa o nosso agronegócio.

Com a mudança de comportamento do consumidor nos últimos anos, muitos produtores rurais têm diversificado as produções e apostado em nichos específicos, o que requer, tanto por parte das empresas, quanto dos produtores, uma comunicação direcionada.

 

3) Novas gerações de produtores

Sabemos que, cada vez mais, as novas gerações de produtores rurais têm tido espaço dentro das propriedades, protagonizando uma grande revolução, em vários aspectos.

Destaque para uma maior implementação da tecnologia de mapeamento da propriedade e para uma análise de dados mais evidente, com comparações safra a safra.

 

Dica de Ouro do Capella

Para completar, aqui vai uma dica de ouro: se você esperar para investir em marketing, é bem provável que o seu concorrente ganhe market share.

Recuperar market share exigirá esforços extras e o tempo de retorno, para obter resultados significativos, poderá ser longo.

Pense nisso. Vamos juntos, com a força do agro!

 

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica (http://www.acaoestrategica.com.br), empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br).

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