Originalmente, o pequi é típico do Cerrado Brasileiro.
O pequizeiro pode chegar até a 15 metros de altura e que se desenvolve bem em locais a pleno sol, principalmente de dezembro a março.
O pequizeiro apresenta tronco com casca escura e uma circunferência de até 3 metros. As folhas são trifoliadas, sua coloração é verde e áspera. O pequi destaca-se pela sua casca esverdeada, polpa amarelada e um endocarpo espinhoso, que protege a semente.
É um alimento rico em vitaminas A, C e E, fibras e gorduras saudáveis, antioxidantes e lipídios.
Quais são os benefícios do Pequi?
- Rico em nutrientes;
- Antioxidante;
- Facilita a digestão;
- Faz bem para a visão;
- Melhora a pele;
- Promove a saúde do cabelo;
- Ajuda a melhorar a pressão arterial;
- Previne o câncer;
- Melhora o colesterol.
Conheça o fruto de Goiás
Seu sabor exótico divide opiniões. Embora ele seja produzido e consumido em diversas regiões do país, a fama ficou com o estado de Goiás, e, é de lá de Ipameri que a produtora rural Sônia Bonato nos apresenta o fruto, pois sua propriedade é recheada deles. “Aqui na fazenda tem pé de pequi por todo lado. Daqui a pouco já começa a época, mas eu o tenho o ano todo, pois tiro da casca e já congelo. Eu gosto mesmo é da castanha. Lembro do meu pai que, depois de roer tirava a castanha com cuidado, pois tem muito espinho e nos dava desde criança”.
Desta iguaria brasileira, também se extrai o óleo, e é usado para fabricação de licor. Sua polpa é consumida com arroz, frango, em mousse e sorvetes. Tem quem ame, e quem não pode nem sentir o cheiro. Eu sou do primeiro time, e você?
Gostou desse material? Aproveite para ler o último conteúdo da série “Pé de Quê?”, e saiba mais sobre o Maxixe!
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata
Fonte: Brasil Escola, Minha Vida e Brasil de Fato
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.