A temporada de eventos já começou e muitos profissionais do agronegócio têm me perguntado sobre como ter um estande impactante em um evento de agronegócio.
Não existe, é claro, uma receita mirabolante. Mas, se analisarmos o histórico dos eventos, a mudança de perfil dos produtores rurais e o que as marcas têm feito em várias partes do mundo, podemos obter alguns indicativos importantes para nos auxiliar nessa conversa.
Confira a seguir, então, algumas dicas e orientações para que a participação de sua empresa em um evento agro seja ainda mais relevante.
Conexão
O primeiro ponto é não restringir a participação de sua empresa ao espaço físico. Reflita sobre possibilidades de propiciar uma ampla sinergia entre o estande da feira e ações digitais.
Nesse sentido, uma iniciativa complementará a outra, com a mesma mensagem-chave, propiciando uma rica experiência ao seu público.
Imagine, por exemplo, você lançar, dentro de seu estande físico, um game virtual para os visitantes da feira participarem.
Esse é o ponto: surpreender o público, com a conexão entre o virtual e o físico, de uma forma lúdica.
Venda consultiva
Crie, em seu estande, todas as condições para uma venda consultiva. Nesse contexto, vale mais você destacar dicas para o produtor rural em seu material promocional, do que enfatizar informações sobre soluções e produtos.
Entenda primeiro as necessidades do seu público e depois venda naturalmente. Com essa ótica, as relações tendem a ser mais duradouras.
Imagine, por exemplo, um produtor rural que vai visitar o seu estande em um evento. Se você, de imediato, oferecer o seu produto, dificilmente criará uma conexão. Agora, se você fizer perguntas, procurar entender o dia a dia do produtor, provavelmente, terá um melhor êxito, principalmente se o estande estiver convidativo e propiciar uma venda consultiva eficaz.
Alto Impacto
Por fim, pense em como você pode impactar o produtor rural que visitar o seu estande.
Quais ações podem ser feitas para que ele não se esqueça da visita e, futuramente, entre em contato com a sua empresa?
Para isso, vale responder três perguntas:
– Consegui apresentar de forma interessante a essência de minha empresa?
– A experiência gerou valor para o produtor rural?
– Consegui ajudar o produtor rural a solucionar um problema?
Até o próximo texto. Vamos juntos, com a força do agro!
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.