O marketing é crucial dentro de um ecossistema de vendas do nosso agronegócio. Se bem utilizado, contribuirá para o engajamento pleno, para despertar o desejo de compra e também para a sólida fidelização do cliente.

Se mal utilizado, levará a uma exposição sem critérios, provocando confusão no público-alvo e até mesmo prejudicando a exposição de marcas e de empresas do agro.

Portanto, é preciso utilizar as melhores estratégias no momento certo.

Sei que a equação não é simples. Às vezes, corremos o risco de utilizar estratégias boas em momentos ruins; ou de usar estratégias ruins em bons momentos.

Para ser assertivo nas escolhas, recomendo que você responda, com calma, algumas perguntas de ouro.

Se você disser “Sim” para a maioria delas, você está, provavelmente, no caminho certo. Caso contrário, repense as estratégias.

Vamos às questões.

Perguntas de Ouro para sua estratégia de marketing no agronegócio

1. O seu produto é realmente uma inovação?

Seja sincero ao responder essa pergunta, pensando sempre no quesito mercado. Avalie, repense, pesquise. Dentro do segmento de atuação de sua empresa, existem soluções semelhantes, iguais?

Se o seu produto for inovador, passe para a pergunta seguinte. Se não for, pare por aqui e avalie se é melhor direcionar os seus esforços para o departamento de pesquisa e desenvolvimento.

2. O seu produto é uma inovação que contribui para o cliente ganhar agilidade?

No atual momento do agro, o produtor rural precisa produzir mais, em um menor espaço de terra. Para as tarefas diárias, a agilidade ganhou uma imensa importância. O seu produto contribui diretamente para esse cenário? Responda com calma. Se sim, avance para a próxima questão.

3. O seu produto é uma inovação que contribui para o cliente ganhar agilidade e para incrementar a lucratividade?

Lucratividade é uma palavra importante, que precisa ser analisada com cautela. Afinal, temos vários parâmetros. Mas, de alguma forma, o seu produto proporciona um real aumento de lucratividade para o cliente? Responda com transparência, sem interferências internas.

4. O seu produto é uma inovação que contribui para o cliente ganhar agilidade e para incrementar a lucratividade, além de agregar valor?

Se você chegou aqui, parabéns! Você tem um produto com alto potencial de vendas. Mas é preciso ir além. Aí, eu pergunto: o seu produto agrega valor? Ele contribui para o cliente ter mais sucesso quando for efetuar uma venda? Questione-se. Se a resposta for sim, vá para a última pergunta.

5. O seu produto é uma inovação que contribui para o cliente ganhar agilidade e para incrementar a lucratividade, além de agregar valor e ajudar no ganho de visibilidade no mercado?

Essa é uma questão interessante e cada vez mais necessária. O seu produto ajuda, de alguma forma, o seu cliente a ganhar visibilidade (exposição) de mercado? Se sim, vamos até os Caminhos Possíveis.

Caminhos Possíveis para a divulgação do seu produto

Há diversos caminhos possíveis para divulgar um produto de uma empresa de agronegócio. A primeira orientação é que a divulgação pela divulgação dificilmente trará resultados significativos. A segunda dica é que, se você não ajudar o seu potencial cliente a vender, dificilmente ele comprará de você.

Desenvolva, portanto, uma estratégia ampla, que não tenha como foco somente a exposição de seu produto, e que também ajude o seu cliente a vender.

Mas como eu faço isso? Vamos até a Dica Final do Capella. Lá, eu separei alguns conceitos interessantes.

Dica Final do Capella

Conforme já conversamos anteriormente, uma venda natural de um produto ocorre somente quando há uma exposição qualificada, que gera reputação e depois interesse.

O segredo está em como você avança por essas etapas. Quanto mais informações você terá que dispor no início, menos você irá surpreender nas etapas seguintes.

Se questionam você sobre muitos aspectos do produto, quando você sinaliza que ele é inovador, acenda o alerta amarelo. É sinal de que talvez não seja inovador. A melhor forma de testar é realmente se dirigindo ao mercado.

É claro que não precisamos divulgar somente produtos inovadores. Às vezes, podemos divulgar de forma inovadora um produto que já está consagrado no mercado.

A inovação continua, só muda de ótica!

Até o próximo texto, com a força do agro!

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br).

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