Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Rústica e doce, Indubrasil é destaque na produção de carne e leite

Rústica e doce, Indubrasil é destaque na produção de carne e leite.png
Criado principalmente em Minas Gerais, através de cruzamentos dos zebuínos Gir, Guzerá e Nelore, o bovino pertence a uma das raças mais exportadas para países da América Latina e Ásia.

* fotos reprodução:Diane Rodrigues Queiroz

O Indubrasil – que leva o nome de suas origens, a raça que nasceu no Brasil mestiça de outras importadas da Índia - é reconhecido por suas orelhas compridas, chifres convergentes e o cupim acima do dorso lombar. Desenvolve uma função importante na pecuária tropical, como raça pura, mas especialmente nos cruzamentos para produção de carne e de leite.

Um zebuíno rústico e que produz essencialmente a pasto, mas que responde com grande eficiência a um sistema de produção mais intensivo.

indubrasil3.jpegindubrasil2.jpeg

Tem como características principais: docilidade; rusticidade; longevidade; excelente ganho em peso a pasto ou em confinamento; precocidade de acabamento de carcaça; excelente habilidade materna; boa conversão alimentar; fertilidade; precocidade sexual e bom intervalo entre partos; cobertura muscular e rendimento de carcaça.

Excelente adaptação a todos os sistemas de manejo e em todas as regiões, prova disso é o trabalho desenvolvido pela Fazenda São Francisco, localizada no semiárido Sergipano - em Canindé do São Francisco - onde o criatório Indubrasil do General @indubrasildogeneral de Djenal Neto, seleciona há 50 anos a raça, e que vê sua continuidade através de sua 4ª geração, a fotógrafa e criadora Diane Rodrigues Queiroz @dianequeirozz .

358a059a-4f14-409a-8a96-800577a18d5d.jpg

“Indubrasil é uma raça que encanta os olhos de quem a conhece, é um gado muito respeitado e procurado pelo mercado tailandês e mexicano, meu pai já exportou sêmen algumas vezes, gostam de suas orelhas longas, da docilidade, o do temperamento. É um boi que nunca vai “dar carreira” em você, só vi meu pai “levar carreira” de vaca uma vez, quando foi ferrar um bezerro e ficou de costas pra mãe dele dentro do curral”, conta Diane.

indubrasil1.jpegindubrasil4.jpeg

O trabalho de melhoramento genético tem como objetivo a valorização de características da raça Indubrasil voltadas para a funcionalidade, ou seja, um gado extremamente rústico (selecionado no seminário de Sergipe), dócil, precoce, com as fêmeas de excelente habilidade materna e os machos de  desenvolvimento rápido e uma carcaça tipo exportação.

A meta da seleção é fazer uma pecuária sustentável, atendendo às necessidades dos produtores mundiais de carne e de leite, através da utilização do Indubrasil nos cruzamentos.

Já pensou em adotar o sistema de agroflorestas na sua fazenda? 
Confira todos os passos no material grátis e exclusivo que produzimos para você clicando abaixo em "Baixar"!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar