O Brasil tem se posicionado como um dos principais produtores agrícolas do mundo. Muito desse sucesso é resultado da agricultura de precisão que ajudou a otimizar o sistema produtivo, incrementando a produtividade sem a necessidade de ampliar a área produtiva.
Porém, à medida que as tecnologias avançaram na mão de diferentes fabricantes, a falta de uma padronização no uso da agricultura de precisão tem gerado grande redundância de sistemas embarcados, com o uso de muitas telas para cada solução.
Como forma de padronizar isso, muitas empresas estão adotando e desenvolvendo soluções baseadas na norma ISO 11783 (também referenciada como ISOBUS).
O ISOBUS oferece a vantagem de integrar e compartilhar sistemas eletrônicos embarcados nas máquinas agrícolas, independentemente do fabricante, eliminando a necessidade de telas extras, redundância dos equipamentos e reduzindo a complexidade operacional e de manutenção.
O que é o sistema ISOBUS e como ele funciona?
Por definição, o ISOBUS é um protocolo de comunicação internacional que permite a padronização de diferentes equipamentos agrícolas, permitindo que eles se comuniquem uns com os outros através de uma linguagem comum.
Em uma explicação mais simplista, um sistema ISOBUS permite ao operador da máquina ligar e controlar diferentes equipamentos usando um único terminal gráfico, chamado Universal Terminal (UT).
Com isso, em uma única UT há a possibilidade de gestão de todos os equipamentos ISOBUS compatíveis, independentemente do fabricante, em vez de ter um terminal diferente para cada tipo de máquina agrícola.
O ISOBUS é o resultado de um acordo entre os principais produtores de máquinas e equipamentos agrícolas que têm como objetivo:
● Resolver problemas de compatibilidade entre equipamentos;
● Padronizar e normalizar a comunicação entre as várias máquinas, independentemente do fabricante escolhido;
● Elimina a redundância de equipamentos eletrônicos embarcados
Aplicações e vantagens do sistema ISOBUS?
Como você viu, por meio do sistema ISOBUS o operador tem a possibilidade de controlar toda a operação do trator e seu implemento agrícola num único terminal gráfico.
Antes deste protocolo, cada fabricante tinha sua própria linguagem. Assim, se em um único trator, fossem usadas três soluções de marcas diferentes, seriam necessárias três adequações distintas e possivelmente três telas. Consequentemente, o processo era mais complexo, caro e nada integrado.
A troca de informações e de dados disponibilizados por estes sistemas oferece um acompanhamento insubstituível e várias vantagens em vários tipos de operações, tais como:
● Melhorar a qualidade dos equipamentos produtos cultivados;
● Otimiza o rendimento, graças aos vários dados recolhidos em tempo real nas plantadeiras e nos pulverizadores;
● Quando integrado com sistemas de geolocalização por satélite (GPS), o ISOBUS permite fazer uma distribuição em taxa variável, direcionada do produto, e corte de seção para evitando a sobreposição sobreposição e gasto desnecessários de insumos ou áreas vazias no solo;
● Permite aumentar a eficácia e eficiência do processo de produção, poupando combustível e defensivos;
● Permite documentar todas as operações agrícolas;
● Reduz a fadiga do operador, concentrando seu foco em uma única tela e nas informações mais importantes para tomada de decisão em cada operação agrícola graças à automatização das operações agrícolas e aumenta a sua segurança no local de trabalho.
Inovação constante garante a integração de diferentes marcas
Diante das vantagens apresentadas, podemos afirmar que o sistema ISOBUS foi uma inovação radical no campo da agricultura de precisão, trazendo inúmeras vantagens para toda a cadeia produtiva do agronegócio, dos fabricantes de máquinas ao usuário final.
Além disso, por representar um padrão aberto de interconexão de sistemas eletrônicos, a adequação dos fabricantes ao sistema ISOBUS é constante, principalmente diante dos muitos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas com atuação no Brasil.
Na Agrishow 2024, por exemplo, serão dezenas de expositores de maquinários e implementos. E é para apresentar suas soluções em módulos para telas ISOBUS que a Fortron mais uma vez participará da feira.
Sempre focada na busca pela excelência em seus produtos, a equipe de especialistas da empresa se preocupa em oferecer a melhor solução para a necessidade dos agricultores.
O maior desafio da empresa é criar a melhor e mais intuitiva integração entre as diversas marcas de plantadeiras do mercado e as telas ISOBUS, geralmente associadas ao piloto automático do trator.
Com isso, não há a necessidade de ter uma tela para cada função do processo de plantio, facilitando a operação e a gestão dos dados coletados. Ou seja, com suas soluções, a Fortron consolida informações de semente, adubo e pulverizador de sulco na mesma tela!
Então, para conhecer as soluções do sistema ISOBUS, reserve um espaço na sua agenda para visitar o estande da Fortron durante a Agrishow 2024.
Saiba mais sobre a Fortron
A Fortron é uma indústria brasileira especializada na fabricação de equipamentos relacionados à tecnologia de agricultura de precisão. A empresa se especializou em oferecer equipamentos inovadores para o plantio, distribuição de sólidos, pulverização e colheita.
Utilizando seus conhecimentos e habilidades, a empresa busca proporcionar a melhor experiência possível entre a tecnologia e o homem do campo, tornando essa união uma fonte inesgotável de oportunidades e realizações.
Esse propósito inspira a empresa a criar laços sólidos, direcionando seu caminho para a prosperidade financeira, realizações profissionais e o desenvolvimento da sociedade.
A agricultura brasileira sempre foi um dos alicerces para a segurança alimentar mundial e a Fortron está comprometida em continuar contribuindo para esse setor vital.
Para conhecer todas as soluções da Fortron, convidamos você a acessar o site da empresa.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.