Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Soja: somos maior país na produção e processamento mundial

Soja somos segundo país na produção e processamento mundial (2).png
Uma das primeiras culturas a serem plantadas como alimento no mundo, tem suas origem na China, há pelo menos 2.800 anos a.C.

Imagens:Adriane Steinmetz

Ainda hoje, é de importância para os chineses, já que o grão é a matéria-prima essencial para a alimentação do país, mas também ganhou o mundo facilmente! Não só por nenhuma outra proteína de origem vegetal ter melhor custo benefício para a produção de carnes, ovos e leites do que soja, mas também por nos proporcionar desde biodiesel, óleo de cozinha (vegetal), inúmeros produtos para vegetarianos ou intolerantes, bebidas prontas, massas, barra de cereal e pasmem até na nossa maquiagem de cada dia, e não pararia por aqui, mas a legenda não me dá tanto espaço para tantos usos dela no nosso dia a dia.

WhatsApp Image 2021-07-07 at 11.10.09.jpegWhatsApp Image 2021-07-07 at 11.10.16.jpeg

Benefícios 
Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
Alivia os sintomas da menopausa e TPM;
Previne alguns tipos de câncer;
Favorece a saúde dos ossos e pele;
Regula o nível de açúcar no sangue e ajuda na perda de peso.

WhatsApp Image 2021-07-07 at 11.10.17.jpegWhatsApp Image 2021-07-07 at 11.10.17 (1).jpeg

Hoje, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial do grão e ainda com estimativa de recorde para 2021 de 86,7 milhões de toneladas, segundo a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais). 

A cadeia produtiva da soja reúne mais de 243 mil produtores, e entre eles, claro que temos mulheres de fibra tocando plantações, como o caso da Família Steinmetz, em Mineiros, Goiás, onde minha amiga Adriane Steinmetz  - dá sequência ao trabalho de seu pai, já falecido, junto com sua mãe Clélia e irmã Cristiane - sim, a que nos apresentou o milho em outro post da série.

WhatsApp Image 2021-07-07 at 11.10.10.jpeg

“Eu escolhi a soja pela sua relevância para a agricultura e a economia do país e também por sua ampla utilização, desde alimentos a cosméticos, biodiesel e uma infinidade de alimentos e produtos. 

Acho lindo e me orgulho de ver as lavouras com essa cultura!” - comenta Adriane.

Com certeza é de se orgulhar por produzir este grão, que já foi considerado sagrado pelos antigos chineses, e hoje ainda o é para tantas famílias, já que gera mais de 1,4 milhões de empregos! 

Pensando em adotar rotação de cultura e inserir pecuária na sua produção?
Confira tudo o que você precisa saber sobre brachiaria para nutrição do gado no nosso material exclusivo e gratuito.
É só clicar no botão laranja "Baixar"

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar