Seus primeiros registros datam de cerca de 8 mil anos, na Ásia, região do Oriente Médio. A uva, fruto da videira ou parreira, foi uma das mais antigas frutas descobertas para a alimentação da humanidade.
Existem milhares de tipos de uvas, são mais de 60 mil variedades, onde a cor, o sabor e o tamanho variam de acordo com cada espécie, conferindo sabores únicos, doces e agradáveis.
A uva também é classificada quanto ao destino de produção, de mesa ou para vinicultura. Pode ser consumida ao natural ou usada na preparação de diversos doces, passas, geleias, tortas, gelatinas, sucos e, claro, do nosso amado vinho!
Quais os benefícios da uva para a saúde?
As uvas são ricas em nutrientes e antioxidantes, trazendo benefícios para várias partes do nosso organismo, como o sistema circulatório.
Veja os principais benefícios da uva para a saúde:
- Faz bem à saúde do coração;
- Previne problemas cardiovasculares;
- Ajuda a controlar o açúcar no sangue;
- Melhora a saúde ocular;
- Combate infecções;
- Retarda o envelhecimento;
- Diminui a prisão de ventre.
O início do cultivo no Brasil
No Brasil, o início da produção se deu com a chegada do português Brás Cubas, em 1532, na região leste paulistana e trechos do litoral.
Entre 1876 e 1920, o Brasil recebeu mais de 1 milhão de imigrantes italianos, segundo o IBGE, e muitos foram para o Sul, onde começaram a plantação de videiras. Eles foram os grandes responsáveis pela difusão e referência do vinho no Brasil.
Produção que encanta produtores de outras culturas, como no caso do Vinhedo Pedras Altas, em Pedras Altas, Rio Grande do Sul: a pecuarista e viticultora Paula Hofmeister e sua família produzem as uvas finas e tintas pinot noir, tanah, merlot e cabernet sauvignon.
“O que mais me encanta na produção da uva é que ela tem as quatro estações bem marcadas”, conta Paula. “No inverno, agora, ela está seca e sem folhas, em dormência, onde são feitas as podas da parreira. Na primavera começam as rebrotas, galhos, folhas e começam a desenvolver os cachos. No verão a fruta está no ponto da colheita, viçosa e linda. Já no outono as folhas secam, caem e o parreiral volta a entrar em dormência, e volta tudo de novo.”
As fotos do post mostram bem esse ciclo lindo da uva, que ainda nos presenteia com o seu néctar delicioso, o vinho! Afinal, já dizia o poeta Fernando Pessoa, “boa é a vida, mas melhor é o vinho.”
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir nosso material exclusivo com tudo que você precisa saber sobre a produção de trigo no Brasil!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.