Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pequeno fruto das oliveiras, a azeitona chegou ao Brasil pelas mãos de imigrantes

Pequeno fruto das oliveiras, a azeitona chegou ao Brasil pelas mãos de imigrantes.png
Uma cultura de grande valor histórico, existem indícios de que seu cultivo iniciou há pelo menos 6.000 anos, na Ásia Menor - Síria e Palestina

Chegou no Brasil através dos imigrantes no século XVI, mas logo a coroa portuguesa ordenou o corte das árvores em várias cidades, para evitar a concorrência com Portugal. 

WhatsApp Image 2021-10-13 at 08.53.19 (3).jpeg

Seus desafios em terras brasileiras não foram poucos, durante muito tempo acreditou-se que nossas terras não eram propícias para o cultivo, um boato que circula até hoje!

WhatsApp Image 2021-10-13 at 08.53.19 (2).jpeg

A azeitona é o pequeno fruto das oliveiras, famosa por ser um ingrediente utilizado na gastronomia mundial, como fruto em conserva ou ainda transformado em azeite, tem seu sabor acentuado e aroma marcante. Possui uma única semente envolvida por uma polpa comestível.

WhatsApp Image 2021-10-13 at 08.53.19 (7).jpeg

Benefícios 
Prevenir trombose
Reduzir a pressão arterial
Prevenir câncer de mama
Melhorar a memória 
Prevenir aterosclerose
Reduzir a inflamação do organismo
Melhorar a saúde da pele 
Proteger a retina e favorecer a saúde dos olhos
Reduzir o colesterol ruim

WhatsApp Image 2021-10-13 at 08.53.19 (1).jpeg

“As azeitonas têm diversos cultivares, mas todos eles iniciam verdes e ficam arroxeados/pretos na medida que amadurecem, diferente das uvas que tem branca e tinta. Podemos cozinhar com o azeite, faz muito bem à saúde. Prefira sempre azeites extravirgem, são mais saudáveis” me contou a produtora e também advogada, Glenda Haas @glendahaas_ da Fazendas Irapuá -  em Cachoeira do Sul/RS que foi além do cultivo na terra e tem sua própria marca de azeites a Lagar H @lagarhazeite . “É o resultado do aprendizado constante que adquirimos em cada etapa do processo e, principalmente, nas relações: com a terra, com a natureza e com as pessoas.” E orgulhosa afirma “Fazemos azeite extravirgem 100% brasileiro!” 

WhatsApp Image 2021-10-13 at 08.53.19.jpeg

Um deleite para os apaixonados pela gastronomia, essa cultura que no Brasil só produz 1% do consumo interno, tem potencial para ir muito além, e já chega de boatos! 

WhatsApp Image 2021-10-13 at 08.53.19 (4).jpeg

Fonte: Olivapedia, Tua Saúde
Fotos e Vídeo: Glenda Haas

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar