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O marketing está funcionando?

Article-O marketing está funcionando?

Como saber se as estratégias de marketing estão funcionando?
O colunista Rodrigo Capella mostra três critérios importantes para avaliar se as estratégias de marketing estão gerando resultados para o seu negócio. Confira as dicas para fazer uma revisão completa das ações de marketing da sua empresa!

Estamos quase chegando ao final do ano e é hora de, mais uma vez, revisar todas as ações de marketing, com o objetivo de incrementar as iniciativas que estão causando impacto e de readequar a verba dos projetos que não contribuíram para a empresa ter visibilidade no mercado e junto aos potenciais clientes.

Essa análise precisa ser muito cautelosa e recomendo que seja feita com base em critérios pré-definidos, como, por exemplo, geração de negócios, ampliação de imagem e reputação.

Sei que muitos desses critérios são, até certo ponto, subjetivos, mas vale o exercício de tentarmos mensurar o retorno das ações para termos com clareza as rotas que deverão ser percorridas para contemplar os objetivos iniciais.

Geração de negócios

Esse é o critério mais fácil de se aferir, dentro das ações de marketing. No entanto, cabe uma ressalva: as ampliações de negócios em um cliente, após as iniciativas de divulgação estarem em curso, devem ser contabilizadas como novos negócios, já que provavelmente elas contribuíram para a empresa ampliar a receita junto a esse cliente específico.

Essa ressalva vale caso o cliente tenha sido impactado, de alguma forma (seja presencialmente ou no formato virtual), pelo projeto de marketing específico.

Para que você possa fazer a correta análise em relação à geração de negócios, atente-se a essas dicas:

  • Mantenha o banco de dados dos clientes atualizado;
  • Revise as informações desse banco com frequência;
  • Crie campanhas para estimular a sua força de vendas a atualizar as informações dos clientes;
  • Saiba exatamente quando e por que o seu cliente está comprando;
  • Deixe em destaque os novos pedidos realizados após o início de cada ação.

Ampliação de imagem

O critério de ampliação de imagem é, normalmente, mais percebido quando a empresa está iniciando as atividades. Mas empresas já consagradas também podem aferir esse item, baseando-se em nichos de mercado ou em áreas específicas.

Nesse sentido, conhecer bem o território em que se deseja atuar ou em que está atuando é fundamental para poder fazer uma correta mensuração do critério de ampliação de imagem.

Para que você tenha êxito nessa tarefa, atente-se a alguns pontos:

  • Defina claramente as cidades e estados em que sua empresa irá atuar e como irá atuar;
  • Tenha uma lista atualizada de clientes em cada uma das localidades;
  • Desenvolva ações personalizadas para cada cliente;
  • Identifique o que é realmente importante para cada cliente;
  • Mensure quanto compra cada cliente e durante quanto tempo ele está comprando;
  • Faça pesquisas com novos e antigos clientes, com frequência.

Reputação

Por último, e não menos importante, vamos falar sobre reputação. Esse critério pode ser mensurado de diversas formas, mas uma das mais eficazes é se atentar à conversão de compra.

Para tanto, observe:

  • Qual o período de um ciclo de compra?
  • Quantas reuniões precisam ser marcadas?
  • Quantas reuniões são desmarcadas?
  • Quanto tempo o cliente leva para solicitar uma proposta?
  • O seu cliente indica cliente? Com qual frequência?

É isso aí. Por conta da importância e dessa complexidade, podemos dizer que geração de negócios, ampliação de imagem e reputação são elementos-chave para se avaliar as ações.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que ele te ajude a mensurar as iniciativas de marketing do seu negócio.

Até o próximo texto, com a força do agro!

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica (http://www.acaoestrategica.com.br), empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br).

Quer mais dicas para impactar e fidelizar os seus clientes? Confira esta entrevista de Rodrigo Capella, para a série Agrishow Conecta, sobre marketing digital para empresas do agro!

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.

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