Foi lá, em meados da década de 1940, no Vale do Paraíba (SP), que um touro da raça Gir pulou literalmente a cerca e cruzou com uma vaca da raça Holandesa, e segundo consta, nasceu ali o primeiro Girolando.
Da raça Gir, herdou a capacidade de adaptação e a rusticidade. Já do Holandês, com todos os seus anos de seleção no mundo, veio a grande produção de leite.
A junção das raças resultou em uma nova, cheia de bons resultados e sua capacidade de adaptação fez com que diversos produtores de várias regiões do Brasil, se interessassem pela novidade.
No dia 1° de fevereiro de 1996, o Girolando foi reconhecido oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura e hoje é responsável por 80% do leite produzido no Brasil!
Essa paixão nacional e resultados cada vez mais expressivos, se devem a produtores engajados e profissionais que selecionam e potencializam os resultados desses animais, como é o caso de Tatiane Tetzner – Fazenda JT Patos Peão em Gurinhatã (MG), que além de produtora tem um currículo incrível, repleto de cursos, mestrado e doutorado, além de diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, hoje é respeitada na pecuária de leite por tanta dedicação ao melhoramento da raça.
“Em 2005 julguei minha primeira Expozebu e minha primeira Megaleite – Nacional do Girolando e muitas outras que seguiram. Foi um marco na minha vida, uma conquista e tanto, a primeira mulher a julgar exposições desse calibre, além de ficar muito feliz também por ter aberto ‘’as porteiras’’ para as minhas colegas depois terem espaço para atuarem, já que antes as pistas de julgamento eram dominadas somente por homens” conta Tatiane.
É de mulheres assim, com tanta garra, profissionalismo e coragem, que se faz a nossa pecuária, um orgulho nacional!
Parabéns Tatiane e demais produtores do país pelo Dia do Produtor de Leite, que foi comemorado esta semana!
Alimentação é um passo importante na pecuária.
Confira como produzir brachiaria com o nosso material exclusivo e gratuito.
É só clicar no botão laranja “Baixar”.