Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_562633465.jpg

Exporte mais com essas quatro dicas

Tenho participado de muitas conversas com produtores rurais, de vários cultivos, de diversos Estados brasileiros. Temas como marketing e comunicação no nosso agronegócio predominam nestes momentos, marcados por uma rica troca de experiências. Mas, um outro assunto vem ganhando destaque em quase todos os bate-papos: a exportação.

Tenho participado de muitas conversas com produtores rurais, de vários cultivos, de diversos Estados brasileiros. Temas como marketing e comunicação no nosso agronegócio predominam nestes momentos, marcados por uma rica troca de experiências. Mas, um outro assunto vem ganhando destaque em quase todos os bate-papos: a exportação.

Acredito que isto ocorra por diversos motivos:

a) necessidade de diversificação (com mais opções de compradores, produtor não fica vulnerável a um preço específico);

b) nova geração (muitos filhos de agricultores têm impulsionado uma nova dinâmica para os negócios);

c) conexões (os canais digitais propiciam uma rápida e sólida interação); e

d) propriedade (muitas fazendas se organizaram e adotaram dinâmicas que propiciam a tomada de decisão com foco em vendas).

Por conta deste cenário positivo, é importante descomplicarmos a exportação, com dicas e orientações. Abaixo destaco quatro passos importantíssimos. São eles:

Passo 01: Participe com frequência de eventos internacionais

Conheça empresas que possam ser potenciais compradoras e também converse com investidores, dos mais variados países. Apresente os diferenciais e reais benefícios do seu produto. Faça cada contato com calma e paciência. Estas abordagens poderão ser decisivas em um eventual processo de exportação.

Passo 02: Estude as potencialidades dos mercados

Adote esta prática diariamente. Acompanhe as tendências, as novidades e os hábitos dos consumidores de mercados importantes para o seu negócio. Dedique um bom tempo para fazer esta análise. Com embasamento, bons argumentos e entendimento claro das possibilidades, aumenta-se as chances de boas negociações.

Passo 03: Converse ativamente com produtores de outros países

Alguns produtores já tiveram experiências parecidas com a sua. Então, converse com eles. Peça dicas, orientações e informações importantes. Aprimore-se! Isso, com certeza, irá ajudar a diminuir eventuais riscos.

Passo 04: Entre em contato com uma trading

Caso você não se sinta seguro em exportar sozinho, procure uma trading. Ela intermediará as negociações entre você e seu comprador internacional. Agende reuniões, solicite esclarecimentos sobre como funciona uma exportação efetiva, peça cases de sucessos. Avalie os pontos positivos e negativos.

Pronto! Você já tem um interessante passo a passo para seguir. Desejo sucesso nos novos desafios. E vamos em frente! Sempre, sempre força agro! 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar