Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

4 dicas para iniciar o processo de Governança na sua Empresa

4 dicas para iniciar o processo de Governança na sua Empresa.png
O processo de profissionalização das empresas acontece de forma gradativa e a governança é uma grande aliada.

Todas as regras, acordos, protocolos precisam ser implantados de acordo com o modelo de gestão e a estrutura do núcleo familiar.

Principalmente nas empresas familiares, há dificuldade em organizar o negócio e trazer a ele uma roupagem mais empresarial e profissional, pois muitas vezes, temos papeis sobrepostos, onde o fundador é o único sócio, é o gestor e responsável pela tomada de decisões que gere familiares (esposa, filhos, genros, noras e sobrinhos) que são colaboradores dentro do negócio.

Esta separação da família x negócio é algo muito difícil de se fazer. Em muitos momentos a família está em casa conversando sobre assuntos de negócio ou no escritório falando sobre problemas familiares.

Eu li uma frase há muito tempo, e acredito que ela tem total sintonia quando nos referimos à Governança:

Regras devem ser impostas antes que sejam necessárias.”

Se a família está em conflito ou o negócio não tem harmonia, é muito mais difícil propor qualquer intervenção, pois teremos familiares e colaboradores mais resistentes e convencidos de suas próprias opiniões, sem flexibilidade para acatar novas ideias.

Listo abaixo 4 dicas simples para quem deseja começar a profissionalizar o negócio, implantando passos simples, mas que trazem organização:

1 - Crie o hábito de realizar reuniões semanais ou quinzenais: principalmente para discutir assuntos estratégicos e que possuem maior representatividade ao negócio;

2 – Defina o processo de tomada de decisão: quem serão os responsáveis pelas decisões da empresa, quais as alçadas ou se tiver um comitê/conselho gestor, o percentual de votos de cada membro e mantenha uma estrutura hierárquica compatível com o negócio;

3 – Crie modelos de projetos: profissionalize a apresentação das ideias nas reuniões. Faça com que os familiares, gestores e colaboradores encaminhem projetos para serem apresentados, pois este processo ajuda as reuniões a serem mais objetivas e com o intuito de discutir algo que já possui “corpo” contendo cronograma, orçamento, objetivos, pessoas envolvidas e demais itens que se fizerem necessários;

4 – Registre as decisões em atas: todas as reuniões, sejam elas rotineiras ou de comitês e conselhos que possam vir a existir no negócio, devem conter o registro dos assuntos discutidos em ata. Isso facilita a resolução de possíveis dúvidas ou conflitos que venham a existir no futuro, e favorecem o processo de profissionalização e governança.

Já pensou me adotar o sistema de agroflorestas na sua fazenda?
Clique no botão laranja "Baixar" e saiba mais!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar