Amigos e amigas do nosso agronegócio, inovar sem perder dinheiro é um grande desafio para quem é produtor rural. Nos últimos anos, os campos foram invadidos por uma verdadeira enxurrada de tecnologia. Muitas benéficas, outras nem tanto. Muitas realmente eficazes, outras sem grande utilidade. No meio deste mar de possibilidades, você já deve ter se perguntado: há um passo a passo que me ajude a evitar grandes prejuízos? Sim, pequenas atitudes podem tornar você ainda mais assertivo em suas escolhas. Confira a seguir algumas dicas e orientações:

1) Comparativo das safras  
Faça um levantamento minucioso das últimas cinco safras. Compare o desempenho em um gráfico, considerando a mesma commodity. Leve em conta investimento com insumos, custos relacionados à mão-de-obra e demais variáveis que impactam a rentabilidade.

2) Análise de solo
Verifique as propriedades do solo, fazendo uma análise criteriosa. Dedique um bom tempo para as correções necessárias de nutrientes, como potássio, por exemplo. Não adianta investir em tecnologia sem corrigir deficiências básicas.  

3) Qualidade das plantas
Monitore, constantemente, o comportamento das plantas, verificando estágio a estágio a saúde e o completo desenvolvimento das mesmas. Se elas tiveram algum problema, opte primeiro em tratá-las e somente depois em inovar.

4) Inicie com cautela
Calma! Você não está em uma corrida que precisa chegar em primeiro lugar. Comece, portanto, devagar. Use um novo fertilizante, um software de fácil utilização, ou uma tecnologia sem muita abrangência. Aumente o grau de inovação, pouco a pouco.

5) Faça esta pergunta sempre
Em todos os momentos, questione-se: eu preciso utilizar esta tecnologia ou seria melhor utilizar uma outra?

Desejo sucesso em suas escolhas e vamos em frente! Sempre, sempre.. Força Agro!!

Quer saber mais sobre gestão eficiente de fazendas? Clique no link abaixo e baixe nosso material gratuito e exclusivo!