Com muita alegria, tive, recentemente, a oportunidade de ministrar uma palestra sobre o nosso agronegócio. 

Em determinado momento, abordei a Sucessão Familiar, tema que provocou uma reflexão em muitos filhos de produtores, que estavam assistindo a minha apresentação.

Um caso específico me chamou atenção. Um jovem disse que trabalha na propriedade com o pai e que segue as orientações dele.

Vamos analisar esse cenário?

Esse cenário nos leva a duas análises. A primeira é a consciência dos produtores rurais em propiciar que seus filhos participem do dia a dia, aprendendo e aprimorando seus conhecimentos.

Essa possibilidade, de pais e filhos atuarem juntos, foi aferida em estudo que realizamos na Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. O levantamento, realizado com 60 produtores rurais, mostrou que 73% deles passam ou passaram recentemente por um momento de sucessão familiar.

Tudo isso é muito positivo, afinal a sucessão familiar precisa ser um processo de continuidade e não de substituição.

Preocupação!

A segunda análise gera preocupação. O que me preocupou foram justamente as últimas palavras da fala do jovem: “segue as orientações dele”.

Em uma sucessão familiar, o ideal é o pai e filho terem as atividades e funções previamente definidas, com autonomia para a tomada de decisão.

Desta forma, o processo tende a ser ainda mais harmônico.

O jovem gosta de……

Nessa mesma palestra, tive a oportunidade de conversar com jovens. Confirmei alguns indicativos, que tivemos em recentes estudos da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio: os jovens estão muito interessados em tecnologia e em práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).

Então, para uma sucessão familiar ter êxito é fundamental que os jovens trabalhem em atividades ligadas a essas possiblidades.

Afinal, trabalha mais feliz, aquele que trabalha com o que gosta, não é mesmo?

Até o próximo texto! Vamos juntos, com a força do agro.

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.