O produtor rural brasileiro realiza várias atividades ESG em sua propriedade, com destaque para plantio direto, integração lavoura pecuária floresta e agricultura regenerativa.
Dentro deste cenário ESG, há também a utilização de tratores a biometano, que substitui o diesel, e também de máquinas agrícolas com esteira, que diminuem a compactação do solo.
Estes são apenas alguns exemplos de que o produtor rural brasileiro está preocupado com os pilares ESG, que abrangem questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Produtor rural brasileiro não sabe que é ESG
Apesar de ser um defensor das práticas ESG e de implementá-las em sua propriedade, o produtor rural brasileiro, muitas vezes, não sabe que é ESG.
Isso ocorre porque as informações estão demorando para chegar no campo, uma vez que o conceito ESG, embora tenha surgido em 2004, ganhou notória dimensão recentemente, mais precisamente durante o período de pandemia.
Nessa época, os consumidores intensificaram o interesse pela origem dos produtos que consomem e pela aquisição de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.
Esse comportamento impactou o nosso agronegócio.
Embora um grande número de produtores rurais brasileiros já adotasse as práticas ESG, poucos se comunicavam com a sociedade sobre esse tema.
Isso acabou virando um problema.
O agro se comunica mal com a sociedade
Não é de hoje que isso ocorre. É incrível como um setor importante economicamente e gigantesco como o agro se comunica mal com a sociedade.
Comecei a trabalhar nesse setor, que tanto admiro, em 2004 (ano do surgimento do conceito ESG, conforme sinalizei anteriormente). De lá pra cá, as coisas evoluíram. Mas, o agro ainda sente dificuldade em se comunicar da porteira pra fora.
O segmento precisa se mobilizar, criar campanhas de aproximação, investir em um diálogo forte e contínuo com os consumidores, que são seus clientes.
O momento é agora
Temos um momento único. Comunicar para a sociedade brasileira que os produtores rurais brasileiros são ESG e que estão atentos aos aspectos ambientais, sociais e de governança.
Para se ter ideia, segundo a Embrapa, os produtores rurais brasileiros preservam 200 milhões de hectares. Eles cumprem a risca a Lei 12.651, o nosso Código Florestal.
Precisamos, então, agir de forma assertiva e informar a sociedade.
Fica o alerta. Vamos juntos, com a força do nosso agronegócio.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.