A inteligência artificial é uma tecnologia que ajuda o produtor rural e as agroindústrias a garantirem a segurança alimentar e a segurança do alimento. Vamos a um exemplo.

Imagine um armazém de cebolas com inteligência artificial. Estranho? Talvez. Mas, vamos acrescentar alguns sensores a essa imaginação. Agora parece mais claro? Provavelmente, sim.

Nesse armazém, os sensores conseguem, via inteligência artificial, contabilizar a quantidade de cebolas (segurança alimentar) e também mapear a qualidade da cebola para consumo (segurança do alimento).

Agora vamos até uma lavoura de alho. Lá um robô, utilizando inteligência artificial, pode extrair as plantas daninhas da plantação, garantindo um melhor desenvolvimento do cultivo.

Padrões que geram conhecimento

Se eu fosse resumir inteligência artificial em apenas uma frase, eu diria: padrões que geram conhecimento. Isso porque você irá abastecer a inteligência artificial com informações e irá orientá-la a tomar as decisões.

No caso da cebola, por exemplo, você irá classificá-las, dizendo para a inteligência artificial quais cebolas estão boas e quais estão ruins.

Já em relação à planta daninha, você precisará mostrar para a inteligência artificial o que é uma planta daninha. Assim, o robô irá extrair apenas a planta daninha da lavoura, sem prejudicar as plantas de alho.

Não se assuste!

A inteligência artificial tem sido frequentemente estudada no agronegócio e o seu uso está em constante observação.

Então, não se assuste, caso você não domine esse assunto. Todos nós teremos ainda muito a aprender sobre inteligência artificial no agronegócio.

Até o momento, uma coisa é certa: a inteligência artificial tem se mostrado uma grande aliada das práticas ESG no campo, uma vez que auxilia a proteção do meio ambiente e impulsiona a adoção das boas práticas produtivas.

Até o próximo texto.

Vamos juntos, com a força do nosso agronegócio.

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.

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