O alho é rico em vitaminas do complexo B, minerais poderosos – como selênio, manganês e ferro – e é o clássico tempero da culinária brasileira, além de ser usado de inúmeras formas para fins medicinais.
Benefícios
Melhora a imunidade;
Reduz pressão arterial;
Melhora níveis de colesterol;
Previne demência e Alzheimer;
Aumenta longevidade;
Melhora desempenho atlético;
Melhora saúde óssea;
Contribui com a saúde da pele;
Pode ajudar na queda de cabelos;
O alho chinês ainda é o mais vendido por aqui, em 2020 abocanhou 53% do mercado, mas a perspectiva é de que o alho nacional passe a substituir o importado, e em 2021 participe com 44% e 11% do mercado – produção do Cerrado e do Sul, respectivamente de acordo com Rafael Corsino, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), que estima um crescimento ainda maior na área plantada em 2021. Um crescimento que ele atribui a um maior conhecimento e adoção de novas tecnologias por parte dos produtores, que as buscam em profissionais preparados como a paranaense, Liliana Biondo, que é consultora técnica apaixonada pela cultura.
“Minha família é toda de produtores agrícolas, mas quando conheci a cultura do alho me apaixonei. É muito linda do plantio até a colheita, quase 90% feita manualmente, é muito exigente e cuidadosa. Tudo para conseguir um produto realmente superior nas mesas, o nosso alho (brasileiro) é maravilhoso, tem mais sabor e nutrientes que o importado”, conta Liliana.
Para quem quiser apoiar o consumo do alho “made in Brasil” é fácil diferencia-lo na hora da compra, o chinês é bem branco (alguns com nuances roxas), já o brasileiro é roxo (alguns com nuances brancas), normalmente o chinês é mais leve e tem menos bulbo e um sabor mais fraco e adocicado. Enquanto que o bulbo brasileiro é mais grossinho, com um sabor mais forte, mais ácido, mais Brasil! Fica a dica!
Apoio:
Fontes: Embrapa, Anapa e eCycle