Em minha propriedade rural sustentável, o Aerorancho, em Barretos – SP, pelo Soberano “Código Florestal Brasileiro”, sou certificada no CAR, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento Governo do Estado de São Paulo, com excedente ambiental, as florestas, as nascentes de água, são preservadas e certificadas. Nenhum animal de produção entram dentro dessa áreas. No Aerorancho, tenho o meu projeto “Mega Lavoura de Arroba”, a recria e terminação de nelore macho inteiro, para a produção da pecuária de corte e couro sustentável e rastreada.
Com a evolução das boas práticas sustentáveis, reciclagem, na ciência, pesquisa, planejamento, em minha propriedade, nas áreas produtivas, cada animal é identificado na nuvem e rastreado, o rotacionamento das pastagens, análise do solo georreferenciada com GPS, lançamento de fertilizantes a taxa variável com GPS, suplementação balanceada na linha do cocho, com a batida de mistura com segurança alimentar, em cima da evolução idade/peso. Os animais de produção só tomam água de poço e em cocho que são lavados periodicamente.
A conectividade da agricultura de precisão, tenho implementos de última geração que tem computador e são embarcados com GPS. Dados na nuvem e aplicativos, e tenho fibra ótica que chega a velocidade de 1 TERA de velocidade. Produzo e vendo para o frigorífico kg/carcaça/couro sustentável e rastreado, para cumprir os contratos internacionais da exportação da carne bovina e couro sustentável, classifico para os mercados Estados Unidos, Europa e China, e inclusive, no couro bovino sustentável para atender os rígidos mercados automobilísticos e à indústria de luxo da moda, no planeta.
Confira a seguir as dicas que a Chris selecionou para compartilhar neste mês e ajudar na implementação dos produtores:
- Lembre-se que água é vida: então os cochos de água aonde o gado irá beber a água, devem ser lavados periodicamente.
- Rotacionamento dos pastos, é fundamental, para maior longevidade das gramíneas, lembrando que vai ajudar também no melhor enraizamento, ao longo do tempo
Chris Morais é Engenheira Civil, Produtora Rural Sustentável e Pecuarista, Embaixadora Digital Agrishow, além de Presidente da Câmara da Carne Bovina na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, Campeã Planeta Campo; pecuária; reconhece práticas sócio ambientais na produção agrícola e Premiada Mulheres do Agro Bayer.
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.