As pontas de pulverização estão presentes em todos os tipos de pulverizadores, já que são elas que transformam o fluxo da calda, proveniente do tanque, em um fluxo pulverizado, o que é fundamental para a distribuição da calda pelo alvo. Há diversos tipos de pontas com diversas funções, sendo as principais funções: vazão, distribuição e tamanho de gotas. Essas três funções precisam estar alinhadas com o objetivo da aplicação, para que o produto aplicado atinja o alvo da forma correta, isso acarretará em um resultado eficiente da aplicação de acordo com o objetivo inicial. 

aferição das pontas de pulverização.jpg

Utilizar a ponta correta é fundamental, mas tem um outro ponto muito importante que também precisa ser verificado com frequência: a aferição da ponta correta que já está no seu pulverizador. A ponta utilizada em pulverizadores tem vida útil. Com o passar o tempo e das aplicações ela tende a se desgastar ou até mesmo entupir, já que há diversos produtos que podem se alojar e causar entupimento químico. Uma ponta com uma vazão além ou aquém do desejado causa desuniformidade da aplicação, pulverizando produtos de forma desigual ao longo da barra, podendo causar fitotoxidade na cultura ou até mesmo não cumprir o objetivo da aplicação, quando aplicando menos que o necessário. Além de outros diversos problemas, como resistência de ervas daninhas quando falamos em herbicidas.

bico desgastado.jpeg

As pontas de pulverização não possuem uma vida útil perfeitamente definida, algumas podem durar 700 horas, outras 1000, isso vai variar de acordo com a forma que este bico foi utilizado. Uma característica da ponta que influencia diretamente na sua durabilidade é o material. Pontas de cerâmica tendem a durar mais do que as de plástico, por exemplo.

Há diversas maneiras de aferir as pontas. Hoje há equipamentos que fazem isso de maneira simples e rápida. Há também diversas empresas que fazem este serviço de maneira gratuita, visando abrir portas para futuras negociações. Porém, uma maneira simples é utilizar coletores como baldes, ou até mesmo sacolas para teste de vazão, que são baratas e fáceis de manejar. Com coletores é possível calcular a quantidade de fluido que sai da ponta de pulverização em um determinado tempo.

Quando as sacolas são utilizadas, podemos seguir alguns passos simples:

✓ Colocar a sacola no suporte do bico e garantir que a ponta esteja dentro da sacola;

✓ Estabelecer a pressão de trabalho no pulverizador;

✓ Pulverizar com água durante 1 minuto;

✓ Pesar cada sacola (1kg = 1L de água);

É recomendado fazer uma limpeza no pulverizador antes da aferição, para evitar qualquer tipo de contato com químicos. Após seguir estes passos você vai poder analisar quais pontas estão pulverizando mais ou menos que o ideal. Para isso você precisará da tabela do bico aferido e encontrar qual seria o volume ideal do bico referente à pressão utilizada. As sacolas também oferecem uma visualização bacana na própria barra, facilitando à visualização em relação a uniformidade da aplicação.

pontas de pulverização.jpeg

Espero que eu possa ter ajudado a melhorar a qualidade da sua aplicação. Não se esqueça do EPI! Abraços.