A raça europeia, já tem história há mais de 2000 anos nas terras planas e pantanosas do Norte da Holanda e Oeste da Província da Frísia.
Quando se pensa em vaca, a Holandesa com certeza é o padrão racial mais usado no mundo para se caracterizar. São animais malhados de preto e branco ou vermelho e branco, e, com seu corpo grande, possui uma enorme capacidade de produção leiteira.
Características da raça Holandesa: líder do ranking de produção leiteira
As Holandesas lideram o ranking de produção de leite mais volumosa, podendo chegar até a 50 litros de leite, em 3 ou quatro ordenhas por dia. Para alcançar esses números, a vaca holandesa precisa de um cuidado especial no que diz respeito à temperatura. Como ela tem origem no frio europeu, se a temperatura fica acima dos 24° a 26° C, sua produção diminui, afinal, seu consumo de alimento reduz também. Por isso, desde que chegaram ao Brasil em 1530, o Sul do país é seu principal reduto.
No entanto, para que seu expressivo gene de alta produtividade possa ser amplamente usado em outras regiões, inúmeros cruzamentos são realizados. No agronegócio, a pecuária é reconhecida pela paixão de seus produtores, mas a pecuária de leite tem uma relação ainda mais profunda, como é o caso da produtora Marisa Dekkers, de Castro no Paraná, do criatório Constentacion.
Produtora divide experiência com raça holandesa
Conversamos com a Marisa Dikker para dividir sua experiência com as vacas holandesas, ela ressaltou a emoção de acompanhar o desenvolvimento e comentou sobre a importância do desenvolvimento genético.
“Sou nascida e criada no meio das vacas. Para mim, é uma emoção, uma felicidade tão grande quando nasce mais uma bezerra, ver a carinha dela, suas “pintas” únicas, se preto e branco ou vermelho e branco, acompanhar seu desenvolvimento, vê-la passar todas as fases e se transformar numa vaca de alta produção. No passar dos anos, e, com a evolução da raça, o desafio de criar animais com valor genético se tornou uma verdadeira paixão! Tanto que participamos de exposições da raça e temos tido grandes resultados: várias campeãs de categorias! No passado, no fechamento do Circuito Nacional, as 3 Melhores Vacas da Variedade Vermelho e Branco são de criação e exposição nossa!”, conta Dikker.
Puro orgulho Brasil! Do nosso agro, da nossa pecuária e das mulheres do agro que fazem acontecer!
Gostou? Aproveite para ler o último artigo do Pecuária de Raça e conheça mais sobre a Raça Jersey!
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata
Fontes: Gado Holandês.
Fotos: Marisa Dikkers.