O local de origem do feijão é incerto, pois se confunde com a própria história da humanidade. Estima-se que o alimento tenha vindo da Mesoamérica ou da América do Sul, entre 7.000 e 10.000 anos antes de Cristo. Ainda no Egito e Grécia antiga, era cultivado e cultuado como símbolo da vida.
O feijão é uma leguminosa, e é um dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros — formando com o arroz o casamento perfeito!
Qual a importância do feijão para a saúde?
Além de ser uma excelente fonte de proteína, os grãos de feijão também são compostos por carboidratos e minerais. Veja os principais benefícios do feijão para a saúde:
- Combate a anemia;
- Ajuda a perder peso;
- Reduz o colesterol;
- Combate a diabetes;
- Faz bem para o coração;
- Previne o câncer;
- Melhora a saúde intestinal.
Variedades de tipos, cores e sabores
Dados da publicação da FAO (Food and Agriculture Organization) indicam que existem mais de 150 espécies de feijoeiros, variando entre cores e sabores.
O feijão é produzido em todas as regiões brasileiras, mas as condições de clima e solo das regiões produtoras, assim como as características agronômicas da planta, interferem na escolha da melhor época de semeadura.
Quais os maiores produtores de feijão do Brasil?
Correspondendo a quase 50% da produção nacional, os estados de Minas Gerais, Bahia e Paraná são os principais produtores de feijão do Brasil.
E foi de um desses estados que convidei a arquiteta e produtora rural Edina Franciosi, da Fazenda Alvorada em Mangueirinha – PR, para nos mostrar e contar sobre o cultivo do feijão em sua propriedade.
“Mais do que um alimento muito rico em nutrientes, o feijão faz parte da cultura e da gastronomia do nosso país. Além do clássico feijão com arroz presente na nossa mesa no dia a dia, o feijão preto é o principal ingrediente do prato típico brasileiro: a feijoada!”, comenta a produtora.
“O Brasil é um dos maiores consumidores de feijão, e também está entre os três países que mais produzem este alimento. Aqui em Mangueirinha, no Paraná, plantamos o feijão preto na segunda safra”, conta Edina.
Todos os dias ele está na mesa da minha casa, e na sua? Delicioso e nutritivo, o feijão é paixão nacional.
Apoio: @feiraagrishowoficial
Fontes: Uol, Rehagro, Alimentação em Foco
Fotos: Edina Franciosi
Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata
Quer saber mais sobre a produção de grãos no Brasil? Faça o download do nosso material e entenda o que a adubação e manejo de nutrientes no Cerrado pode nos ensinar sobre produtividade agrícola!