Com a proximidade de mais uma Agrishow, que recebe cobertura da mídia nacional e internacional, alguns temas têm sido discutidos pelas empresas de agronegócio, com maior frequência.
Afinal, uma resposta errada, dada durante uma entrevista, pode comprometer todo o trabalho que a empresa de agronegócio executou e ainda pode acarretar em sérios prejuízos, não somente de imagem, mas também econômicos.
Por isso, é preciso conversar em profundidade sobre temas importantes do nosso agro. Um dos principais é a governança corporativa, o “G” do ESG.
Trata-se de um assunto complexo e determinante, associado a equidade, prestação de contas, responsabilidade social e transparência.
Tal ecossistema ganha ainda mais importância quando associado ao marketing. Isso mesmo, ao marketing, conforme apresento a seguir.
A neutralidade foi constatada aqui…
Nesse aspecto, procurando mapear a relação entre marketing e governança corporativa, realizei uma pesquisa junto a 117 profissionais de marketing que trabalham em empresas de agronegócio. A pesquisa integrou o estudo “Contribuições do Marketing para a Governança Corporativa das Empresas de Agronegócio”, que tive a oportunidade de realizar no MBA USP/Esalq, com orientação da professora Alessandra de Cássia Romero.
Quando questionados sobre como a empresa em que trabalham lidam com a relação entre marketing e governança corporativa, 43,6% dos participantes apontaram que elas se mantêm neutras; e outros 7,7% apontaram que elas não incentivam uma aproximação.
Esse resultado acende um alerta e merece nossa total atenção, uma vez que o marketing aumenta a visibilidade de marcas e produtos e uma maior aproximação do marketing com a governança corporativa, poderá conferir maior reputação às empresas de agronegócio junto à sociedade, auxiliando inclusive no combate as fake news que impactam o setor, tais como o agronegócio mata pessoas e o agronegócio é vilão do meio ambiente (Lucia, 2022; Peçanha, 2020).
… e o futuro promissor foi observado aqui
Apesar da neutralidade de boa parte das empresas de agronegócio, há uma interessante luz logo a frente. Isso porque 92,3% dos profissionais que participaram da pesquisa sinalizaram que há uma possibilidade de marketing e governança corporativa atuarem de forma mais próxima.
Para 63%, 05 anos (o tempo mínimo apresentado) será o suficiente para esse cenário ocorrer.
Tal resultado pode ser explicado no fato de que compreender a visão de mundo e os desejos de nossos clientes para que possamos criar uma conexão é o que envolve o marketing eficaz e pelo entendimento de que equilibrar a competividade e produtividade da empresa com uma gestão responsável e transparente é o objetivo central dos sistemas de governança corporativa, e não intervir na autonomia das organizações (Godin, 2019; Godoy, 2020).
A conclusão é que…
… há um caminho natural de aproximação entre marketing e governança corporativa, dentro do ecossistema do nosso agronegócio.
Seria interessante e importante, portanto, que as empresas do agro apoiassem e incentivassem esse movimento, para que ele possa se consolidar com ainda mais agilidade e dinamismo.
Como vimos nos meus artigos anteriores, publicados aqui no Agrishow Digital, o marketing confere ainda mais visibilidade e credibilidade para a governança corporativa, o que é excelente para a longevidade dos negócios.
Até o próximo texto, com a força do nosso agronegócio.
Referências
Godin, S. 2019. Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar. 1ed. Alta Books, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Godoy, S.G.M. 2020. Governança corporativa e responsabilidade socioambiental. 1ed. Editora Senac, São Paulo, SP, Brasil.
Lucia, M. 2022. Da governança corporativa à gestão da reputação. Blog Canal de Denúncias. Disponível em: <https://ouvidordigital.com.br/blog/da-governanca-corporativa-a-gestao-da-reputacao/>.
Peçanha, V. 2020. O que é marketing: tudo o que você precisa saber sobre a arte de conquistar e fidelizar clientes. Rockcontent. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-marketing/>.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.
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