ESG e produtor rural estão em total harmonia. Afinal, o produtor rural brasileiro preserva 200 milhões de hectares, segundo a Embrapa, e está atento a normas e procedimentos para melhorar a qualidade de sua produção. Há também os investimentos em treinamentos para capacitar os colaboradores.

Apesar deste contexto, muitos produtores ainda estão em dúvida de como identificar se realizam ou não atividades ESG em suas propriedades.

Para ajudar nessa tarefa, compartilhamos a seguir 03 dicas importantes sobre ESG para produtor rural. Acompanhe:

1. Faça um inventário

Mapei todas as atividades que você faz em sua propriedade. Se você faz agricultura regenerativa, plantio direto ou integração lavoura-pecuária-floresta, você já adota práticas ESG em sua propriedade.

2. Detalhe as práticas

Após fazer o inventário, é importante detalhar as ações. Seja em um caderno, em uma planilha de Excel, ou utilizando alguma tecnologia, é fundamental escrever passo a passo o que você adota no campo. As informações que ficam na cabeça se perdem com o tempo!

3. Foque nas certificações

Verifique a possibilidade de adotar certificações que contemplem os pilares ESG (ambiental, social e governança). As certificações poderão ajudar você na obtenção de crédito e na abertura de novos mercados.

Fique atento!

Muitas outras dicas de ESG poderão ser colocadas em prática na sua propriedade. Nos próximos artigos, vamos trazer muitas e muitas orientações. Portanto, não perca! Vamos juntos, com a força do agro.

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.