As mudanças climáticas infelizmente não são mais apenas “previsões” que lemos em livros ou jornais, mas sim uma realidade que afeta, a cada dia, mais pessoas no campo e na cidade. Os últimos dias de 2023 nos mostraram isso de forma prática: ouvi de dezenas de produtores que parte de suas plantações está perdida pela forte seca em diversas regiões do Brasil.

Os efeitos do El Niño, por exemplo, já começaram no ano passado. Em novembro, o calor e a seca extrema comprometeram o plantio de soja em regiões como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e todo o Centro-Oeste. De acordo com um relatório da OMM, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), o fenômeno só deve perder força a partir do mês de abril. Enquanto isso, as ondas de calor continuam, com mudanças sobre as chuvas em algumas áreas – em quantidades recordes – enquanto outras partes do país sofrem com a estiagem.

Para quem é do agro, tudo o que falamos até agora pode parecer óbvio, mas como você eu sempre digo: o óbvio também precisa ser dito. E é aí que entra a comunicação. As informações existem, a internet está aí para nos ajudar na disseminação delas, mas é através de uma comunicação eficiente que tudo chega ao produtor, desde o mais conectado ao que vive em locais mais remotos.

Através dos canais de notícias, é possível acessar detalhes técnicos sobre os fenômenos climáticos, assim como análises de especialistas e alternativas para minimizar os prejuízos. Nas redes sociais, produtores rurais se transformam em produtores de conteúdo, trocam experiências e semeiam a mensagem do agro. Nesse sentido, outro ponto são os inúmeros cases sobre sustentabilidade que ganham o mundo e, por meio da comunicação, se espalham pelo Brasil.

O resultado de uma comunicação eficiente – ou da falta dela – também está no dia a dia de todo mundo, pelo impacto que perder a produção traz nos preços dos alimentos nas prateleiras para o consumidor final, por exemplo, sem contar nos prejuízos financeiros e no desperdício mesmo, voltando ao que falávamos lá no comecinho da nossa conversa.

Ter na comunicação uma aliada pode ser a “salvação da lavoura” e fomenta o agro colaborativo e inovador, que se reinventa e supera desafios a cada dia.

Monaliza Pelicioni é jornalista do agro, palestrante, empresária e sócia-diretora da Agência Pelicioni. Embaixadora da Agrishow, também é apresentadora do quadro Agro.Com no programa Tempo e Dinheiro e do podcast Notícias Agrícolas.

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.