Recentemente, participei de vários eventos de agronegócio, em várias cidades brasileiras. Durante as conversas, profissionais do agronegócio me perguntaram sobre um ponto importante, que merece toda nossa atenção: como ganhar visibilidade no mercado?

Alguns elementos podem nortear a resposta para essa pergunta. Aparentemente complexa, a questão tende a contribuir para uma discussão sólida e certeira, se alguns passos forem colocados em prática.

Vamos a eles.

1) Mapeamento de oportunidades

Todo aumento de visibilidade depende de oportunidades. Isso é fato.

Mas, o que precisamos observar com cautela nessa equação é o quanto deixamos as oportunidades escaparem porque não estamos observando-as.

Muitas vezes, as oportunidades estão inteiramente associadas a clientes já existentes, a mercados em que já atuamos ou ainda ao incentivo interno para desenvolvimento de ações e produtos.

Mapear essas oportunidades já existentes é tão importante para ganhar visibilidade, quanto diversificar as ações de marketing.

2) Diversificação das ações de marketing

Na maior parte do tempo, optamos por centrar as nossas ações em um canal de marketing específico, seja ele físico ou online. Mas, é importante analisarmos outros caminhos para promover uma diversificação das ações de marketing.

Essa diversificação tende a ser um impulsionador de oportunidades, uma vez que, com ela, atingimos públicos diferentes, com linguagem e estratégia distintas.

Nesse sentido, a assessoria de imprensa é uma estratégia eficaz, que contribui para o ganho de visibilidade em locais estratégicos.

3) Desenvolvimento de potencialidades

O constante desenvolvimento de potencialidades da equipe é fundamental para detectar oportunidades e observar novos canais para a diversificação das ações de marketing.

Treinamentos constantes e dinâmicas incentivam essas potencialidades. Pense nisso.

Dicas Finais

A visibilidade faz parte de um processo e é o primeiro passo de um contexto que engloba credibilidade, desejo e interesse.

Associada a exposição, a visibilidade precisa de elementos que contribuem para a sua estruturação e fixação de longo prazo.

Portanto, não tenha pressa em ganhar visibilidade.

Até o próximo texto, com a força do agro.

Forte Abraço a Todos.

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.

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