A complexidade do nosso agronegócio que, em um primeiro momento, pode assustar, torna-se ao longo da jornada um componente motivador. Isso porque tal abrangência é estimulante e desafiadora, fazendo-nos reinventar e buscar alternativas altamente eficazes para momentos específicos.
Além desta complexidade, outros pontos ilustram bem o nosso agro, como a necessidade constante de diferenciação, custos elevados de produção e um período efervescente de tecnologias variadas buscando a consolidação.
Soma-se a esse cenário a sucessão familiar, a preocupação cada vez mais evidente em relação a sustentabilidade e o respeito ao equilíbrio do ecossistema produtivo.
Diante desses pontos, um desafio é estimular a equipe a vender mais. Confira a seguir algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa:
A) Decisões Naturais
Contribua para que as decisões na empresa sejam parte constante e consistente de um processo e não opiniões isoladas. A coerência e a transparência precisam estar sempre presentes, sustentando caminhos sólidos.
B) Aprimoramento Contínuo
Tenha práticas e métodos que estimulem os colaborares a incrementarem suas habilidades. Ofereça a equipe novos desafios alinhados com esse contexto e esteja sempre disponível para ajudar a corrigir rotas.
C) Parte da História
O colaborador precisa fazer parte da trajetória de uma empresa, e não ser mais um número. Tenha atenção redobrada nesse ponto e estimule as colaborações e sugestões para o crescimento contínuo da empresa e dos colaboradores.
D) Futuro Promissor
Intensifique, com eficácia, ações para que os colaboradores se conectem e se comprometam cada vez mais com o futuro da empresa. Isso ajudará a criar um ambiente próspero.
Espero que você tenha gostado desse texto.
No próximo artigo, compartilharemos ainda mais dicas.
Vamos juntos, com a força do agro!
Até lá.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.