Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que é título verde por que certificar sua fazenda?

O que é título verde por que certificar sua fazenda.png
Brasil é o segundo maior mercado de títulos verdes na América Latina e importante player agrícola e o quarto maior exportador do mundo.

“Títulos verdes” ou “green bonds” são títulos de renda fixa para financiar os projetos que apresentam impacto ambiental positivo: transporte verde, redução de emissão de carbono, implantação de infraestrutura de energia limpa etc.; recursos são captados e usados a implantação ou refinanciamento desses projetos.   

Ainda que o mercado de capitais seja algo novo no agronegócio e que se perceba a obtenção de uso de títulos por “grandes produtores”, a head da América Latina da Climate Bonds, Leisa Souza, explica que “crédito verde” é oferecido por bancos e que cooperativas podem obter títulos e aplicar aos seus cooperados.

Quem pode acessar títulos verdes?

  • Cooperativas
  • Distribuidores
  • Empresas
  • Fornecedores
  • Produtores
  • Traders

Alguém ajuda na obtenção?

“Conectamos investidores com projetos verdes e sustentáveis. Na transição do recurso para economia de baixo carbono”, comenta Leisa. Vale lembrar que é necessário seguir uma metodologia com definição de critérios específicos que são globais, bem como uma de adaptação e resiliência a ser verificada.

Caso o produtor decida por essa opção: “Panorama Verificação Independente” com garantia limitada ou razoável de que os títulos, empréstimos ou outros instrumentos de dívida encontram-se em conformidade com o Climate Bonds Standard, que detalha os processos de gestão e elaboração de relatórios; requisitos claros ao uso de recursos, seleção de projetos e ativos, gerenciamento de recursos e elaboração de relatórios, que são os componentes dos Princípios de Título Verde e Critérios Setoriais rigorosos, que definem quais usos de recursos (projetos e ativos) são compatíveis com a meta do Acordo de Paris de 2°C de aquecimento global.

Esses verificadores independentes são acompanhados pela CBI.

Há ainda, o modelo de opinião de segunda parte (SPO – second party opinion), em que diferentes verificadores externos produzem avaliações do título/framework verde, com base em suas metodologias individuais que podem não ser claras ou comparáveis entre si.

Benefícios da certificação

Aumento da visibilidade dos títulos e empréstimos. Investidores reconhecem que certificações seguem boas práticas de mercado e estão relacionadas a investimentos alinhados aos objetivos do Acordo de Paris. E essa maior visibilidade permite que o emissor do título alcance investidores que, de outra forma, não teriam conhecimento da emissão. Sendo útil para emissores que disponibilizem títulos de dívida offshore, ou títulos de dívida verde pela primeira vez.

Devido ao maior apelo entre os investidores, há relatos de uma demanda maior por emissões certificadas em comparação a outras emissões semelhantes. Isso geralmente resulta em preços melhores para o emissor no mercado primário.

Como a dívida certificada é um subconjunto relativamente menor do mercado geral, ela tem uma demanda mais alta, e os investidores tendem a conservar os títulos por mais tempo, em vez de negociá-los com frequência no mercado secundário.

Para empréstimos e outros instrumentos de dívida, a certificação melhora a reputação do tomador e do credor.

Já pensou em adotar o sistema de agroflorestas na sua fazenda? 
Confira todos os passos no material grátis e exclusivo que produzimos para você clicando abaixo em "Baixar"!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar