Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Ação de reciclagem e gestão de resíduos é destaque na Agrishow

Ação de reciclagem na Agrishow 2022
Mais de 50 toneladas de material reciclável descartado durante a 27ª edição do evento foram encaminhadas para cooperativa de Ribeirão Preto – SP. Ação voltada para a gestão correta de resíduos faz parte de série de iniciativas de sustentabilidade promovidas pela feira

A gestão sustentável de resíduos é uma das práticas corporativas mais importantes desta e das próximas gerações. Na realização de eventos que reúnem pessoas, tecnologias e negócios, as ações de responsabilidade socioambiental são essenciais para garantir o alinhamento de todos os participantes com esses princípios.

Com o objetivo de promover e fortalecer essa cultura de sustentabilidade em um dos maiores eventos do país, a Informa Markets realizou uma ação de destinação correta e sustentável de resíduos durante toda a 27ª edição da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de abril de 2022 em Ribeirão Preto – SP. 

A gestão dos resíduos foi realizada em conjunto com a empresa Seleta Meio Ambiente e contou, também, com a parceria de outras três instituições da região: a cooperativa de reciclagem Mãos Dadas, a RCC Soluções Ambientais e a Recifran Reciclagem de PVC.

Foram utilizados recipientes específicos para cada tipo de material, organizado em três principais categorias: recicláveis, madeira e orgânicos e não recicláveis. Após o descarte, os materiais foram coletados por caminhões que realizaram o transporte até os locais de destinação dos resíduos.

A ação da Informa Markets está alinhada com um dos pilares do programa “FasterForward”, projeto do Grupo Informa na área de sustentabilidade. “Uma das principais verticais do programa se chama Faster to Zero, que prevê a redução gradual da geração de resíduos descartáveis gerados nos eventos, numa meta ousada de reduzir em 50% até 2025 e resíduo zero até 2030”, destaca Araceli Silveira, vice-presidente de sustentabilidade da Informa Markets. “Ações como essa da Agrishow caminham nessa direção, na medida em que o que é enviado para reciclagem e/ou reaproveitamento não se transforma em lixo, não polui, não vai para aterro sanitário”, completa.

Ação de reciclagem na Agrishow 2022

Da montagem até a desmontagem, resíduos gerados pela feira são encaminhados para reciclagem e reaproveitamento

Os resíduos recicláveis gerados no evento, como materiais de papel, alumínio, plástico e outros itens descartáveis, foram levados para triagem na cooperativa Mãos Dadas. A associação recebeu cerca de 52 toneladas de material reciclável descartado durante a feira.

Todos os resíduos de madeira gerados no período de organização e realização do evento (incluindo as fases de montagem e desmontagem) foram destinados à RCC Soluções Ambientais, empresa que atua no gerenciamento de resíduos da construção civil. O material é posteriormente reaproveitado como cavaco de madeira, que pode ser utilizado para diversos fins — como na geração de energia a partir de biomassa. A madeira é o principal resíduo gerado pela feira, correspondendo a mais de 80% do total de material destinado às instituições parceiras, de acordo com dados da Seleta. 

Outra parte dos resíduos gerados durante a Agrishow, como lonas e mantas, foi destinada à Recifran Reciclagem de PVC. A empresa faz o reaproveitamento de materiais de origem plástica para a confecção de subprodutos utilizados na indústria de calçados.

Ação ambiental também reforça iniciativas de responsabilidade social

Além de trazer resultados positivos para o meio ambiente, a iniciativa de gestão sustentável de resíduos realizada na Agrishow também é uma ação de responsabilidade social por apoiar e fortalecer o trabalho realizado pelas instituições parceiras.

Com a destinação correta de resíduos, o evento contribuiu diretamente para o aumento de matéria-prima coletada por essas instituições, ajudando a aumentar a renda das famílias envolvidas nas operações.

Um dos exemplos desse impacto social está na ação de reciclagem em parceria com a cooperativa Mãos Dadas, que atende atualmente 38 famílias carentes, gerando emprego e renda para pessoas desempregadas. Os cooperados são, em sua maior parte, pessoas com dificuldade de recolocação no mercado de trabalho devido à idade ou ao grau de escolaridade. Somente com a Agrishow 2022, foi coletado o equivalente a um terço do total de resíduos reaproveitados pela cooperativa a cada mês. 

Ação faz parte de série de iniciativas de sustentabilidade realizadas durante o evento

Além da gestão de resíduos, outras ações de sustentabilidade foram realizadas durante a Agrishow 2022. Veja mais detalhes sobre cada uma delas: 

1. Energia solar

Em parceria com a Ilumisol, foi implantado um sistema de energia fotovoltaica em banheiros da Agrishow 2022, garantindo a geração de energia renovável e sustentável; 

2. Doações para hospital de Matão

O Instituto Amor com Amor, que realiza ações de combate ao câncer infantil e doenças raras, contou com um espaço dentro da feira para a arrecadação de doações ao hospital Carlos Fernando Malzoni, localizado em Matão - SP;

Espaço na Agrishow 2022 destinado a doações para o Instituto Amor com Amor

3. Pavilhão de Artesanais

Com o objetivo de incentivar e valorizar o trabalho dos pequenos produtores, a Agrishow 2022 contou com o Pavilhão de Produtos Artesanais, em parceria com a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, com produtos como queijo, mel, charcutaria, cachaça, entre outros; 

4. Agrishow Pra Elas

Iniciado dentro da Agrishow Experience 2021, o projeto Agrishow Pra Elas contou com um espaço dentro da feira física em 2022, funcionando como um ponto de encontro e networking das mulheres do agro e destacando a representatividade feminina no agronegócio nacional;

Projeto Agrishow Pra Elas, na Agrishow 2022

5. Patrulha da Energia

Todas as noites, após o evento, a Agrishow 2022 contou com o trabalho de uma equipe destinada a monitorar o consumo de energia elétrica em todos os estandes e áreas da feira, orientando o desligamento de iluminação, ar-condicionado e outros equipamentos; 

6.  Sabonete e álcool biodegradáveis

Em parceria com a Green Process, os banheiros da Agrishow 2022 foram equipados com sabonetes líquidos e álcool em gel biodegradáveis; 

7. Integração e orientação de colaboradores

Antes da entrada no parque, todos os montadores e prestadores de serviço assistiram a uma apresentação sobre bem-estar, segurança do trabalho e práticas sustentáveis; 

8. Agrishow Labs e Prêmio Agrishow de Startups

Na Agrishow 2022, o Prêmio Agrishow de Startups reconheceu as melhores soluções para o agronegócio com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia, alcançando tanto os grandes quanto os pequenos e médios produtores rurais. O prêmio surgiu a partir do projeto Agrishow Labs, uma jornada de conteúdo estratégico relacionado ao desenvolvimento tecnológico do agronegócio nacional que conta com 11 episódios no canal da Agrishow no YouTube.

Saiba mais sobre todas as ações de sustentabilidade na Agrishow e continue acompanhando nosso canal de conteúdo para mais informações sobre a feira e tudo que acontece no mundo do agronegócio!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar