Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como decidir pelo melhor trator de acordo com o tamanho da propriedade?

Como decidir pelo melhor trator de acordo com o tamanho da propriedade.png
Veja dicas de especialistas que vão ajudar você a realizar a escolha do trator ideal para as necessidades de sua fazenda ou lavoura

Preparar o solo, plantar, adubar e realizar a colheita são tarefas agrícolas que se tornam praticamente impossíveis sem a ajuda de tratores e máquinas agrícolas, não é mesmo? No entanto, sempre surge a dúvida na hora de escolher o trator que seja ideal para atender às necessidades da produção e tamanho da propriedade.

Dessa forma, muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora da escolha do equipamento, assim como o tamanho da propriedade e o tipo de solo.

Para ajudar todo produtor agrícola nesta decisão, conversamos com Lauro Rezende, gerente de Marketing de Produto da Case IH e com Juliano Perelli, Saulo Silva e Delfim Neto, especialistas de Marketing de Produto da New Holland Agriculture.

Esses especialistas indicarão quais são os fatores a serem considerados na escolha de um trator agrícola e quais podem ser as consequências da escolha incorreta de máquinas agrícolas.

O que considerar na escolha do trator ideal para sua propriedade?

No ambiente rural, os tratores agrícolas são equipamentos responsáveis por exercer diversas atividades no campo, como arar, preparar o solo, cultivar e plantar, também ajudam no transporte e atividades de suporte à construção.

Assim, segundo Lauro Rezende, todas essas atividades precisam ser levadas em consideração na hora da escolha do equipamento. “Independente do modelo, da potência e do tamanho do trator, a Case IH entende que a busca por tecnologia é de todos. O pequeno, o médio e o grande produtor agrícola procuram máquinas com recursos que aumentem a produtividade e a rentabilidade no campo”.

Exatamente por isso, tecnologias, que antes só eram encontradas apenas em grandes máquinas, hoje são disponibilizadas para tratores voltados também para a agricultura familiar.

Para complementar, os especialistas da New Holland indicam que é importante deixar o impulso de compra em segundo plano. “A escolha deve estar embasada nas condições de utilização da máquina, além de entender, principalmente, se o trator atende às operações em que ele será exposto”, dizem.

Subdimensionar ou superdimensionar as operações agrícolas acaba sendo um fator que durante a vida útil da máquina não contribui para o correto equilíbrio dela. Portanto, a recomendação é ter claramente as especificações de implementos, condições de solo, tipo de pneus, tamanho de área, entre outros fatores.

Tamanho da propriedade e do implemento: essenciais na escolha do trator ideal

O tamanho da propriedade é, sem dúvidas, o primeiro passo para a correta escolha de um trator que atenda as expectativas. “Essa informação dará subsídios para dimensionar corretamente a máquina para cada operação”, indicam os especialistas de Marketing de Produto da New Holland Agriculture.

Ainda sobre o tamanho da propriedade, o gerente de Marketing de Produto da Case IH indica que o dimensionamento correto do equipamento otimiza o seu uso dentro da propriedade, gerando um melhor aproveitamento e rendimento da operação agrícola.

Outro ponto muito importante citado pelo gerente de Marketing de Produto da Case IH é saber se na propriedade já existem implementos. Se sim, a escolha do trator deverá atender às especificações dos implementos, a fim de minimizar o custo de aquisição de novos conjuntos.

“Uma plantadeira com muitas linhas, por exemplo, precisa de um trator com mais potência, para aumentar a produtividade e reduzir o consumo de combustível”, indica.

Essas preocupações são essenciais, pois as consequências da escolha de um trator que não atenda as expectativas estão ligadas diretamente aos custos operacionais, devido à redução de produtividade e rentabilidade.

“Um trator não otimizado para a propriedade, gerará ociosidade, além de impactar nos custos de combustível e desgastes de componentes que afetam diretamente a operação agrícola”, diz Lauro Rezende.

O perfil do agricultor está mudando. Os tratores agrícolas também

Com o avanço da produtividade e exigências do mercado consumidor, o perfil do agricultor está mudando. Hoje em dia, o pequeno e o médio produtor também procuram mais tecnologias embarcadas na hora de adquirir máquinas.

“Eles se inspiram nos grandes produtores, pois sabem que a produtividade aumenta com equipamentos com agricultura de precisão e piloto automático, por exemplo”, indica Lauro Rezende, que explica que as máquinas indicadas para a agricultura familiar da CASE IH também são equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologias.

Os representantes da New Holland também têm a mesma concepção de mudança do agricultor e, por isso, a empresa desenvolve tratores específicos.

“Considerando os inúmeros cultivos e suas particularidades é inevitável o desenvolvimento de tratores com diferenciais específicos para cada operação. Neste caso, o segmento de tratores Specialty se destaca por serem modelos que atendem desde médios a pequenos agricultores. São tratores de 55cv a 100cv, com particularidades específicas para cada operação”, indicam.

Diante disso tudo, fica claro que o trator agrícola é um elemento essencial para melhores resultados na lavoura.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar