Agrishow faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como plantar - combatendo formigas - em solo pobre e arenoso

Como plantar - combatendo formigas - em solo pobre e arenoso

Artigo sugerido pelo leitor Janio Farias de Albuquerque

Janio Farias de Albuquerque herdou uma área em Japoatã (SE) onde está tentando cultivar mimosa caesalpiniaefolia (sabiá, cebiá, ou são do campo) para venda. Porém, ele enfrenta duas situações: formigas consumindo as plantas e um solo classificado por ele como “arenoso e pobre; com areia branca e fina como a que encontramos nas praias”. Em sua mensagem enviada para o canal digital da Agrishow, Albuquerque explica que “as plantas que sobreviveram as formigas ficaram com as folhas amareladas”.

O professor da Universidade Federal de Sergipe, Alceu Pedrotti, sugere que no caso das formigas seja colocado algodão no caule da muda para que a saúva não acesse as folhas da muda. “Enfim, tudo isto depende do tamanho da área de cultivo/quantidade de mudas exploradas. Pode-se usar também iscas formicidas”. Além disso, um controle alternativo de formigas pode ser feito: pão torrado e seco com vinagre/esparramar próximo ao sauveiro, folhas de gergelim colocados próximos ao sauveiro, por exemplo.

Deve-se realizar uma cova profunda para as mudas, com adição de adubo em profundidade (especialmente fonte de N e P) com matéria orgânica (adubo de animais). O professor lembrar que o sabiá se desenvolve melhor em solo fértil e no semiárido; “Situação diferente da localização do seu sítio”, comenta.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar