Gestão

Entenda por que investir em silos de armazenagem na sua fazenda

É comum que durante a colheita o aumento da oferta de grãos faça com que as cotações sejam “derrubadas”. Além disso, valores investidos em aluguel de silos de armazenagem e frete costumam reduzir a margem de lucro para produtores. Uma solução viável para isso é a construção de silos para armazenagem nas fazendas, pois a iniciativa permite manter os grãos por perto e ter controle sobre o que é produzido.  A ação permite comercializar em momento mais rentável, evitando perda de dinheiro na pós-colheita.

O produtor rural Ari Nedeff, com fazendas de milho e soja em Campo Verde e Jaciara, ambas no Mato Grosso, decidiu investir em silos já no segundo ano de suas produções. “Fiz por segurança e para poder vender produção em época de preço menor”. O produtor visitou produtores vizinhos que já possuíam as estruturas em suas propriedades. “Não tem segredo. Há um custo, mas o valor do frete durante a colheita paga as parcelas”, afirma.

Com as estruturas para armazenamento em suas propriedades, Nedeff afirma ser possível colher os grãos por mais uma hora, economizando no frete e não fica sem caminhões para fazer o transporte. “Há um custo alto para o caminhão descarregar”.

“Os caminhões pegam os grãos na lavou e vão direto para a armazenagem. Isso evita problemas de classificação dos produtos e misturas”, explica Nedeff. Além disso, os veículos não ficam estacionados nas filas dos trades; que, aliás, são quem vão até as fazendas buscar a produção. “Caminhões já saem pesados e com nota fiscal emitida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *